Bancos recorrem a sistema chinês após Visa e Mastercard cancelarem operações na Rússia
Em razão da guerra na Ucrânia, algumas das maiores instituições financeiras russas foram cortadas do sistema Swift
Diversos bancos russos anunciaram neste domingo que vão emitir novos cartões de pagamento com o sistema chinês de cartões UnionPay acoplado à rede russa Mir, depois da decisão das gigantes americanas Visa e Mastercard de suspenderem as operações na Rússia. Segundo relatos de agências internacionais, a decisão foi tomada pela maior instituição financeira do país, o Sberbank, além do Alfa Bank e o Tinkoff.
Visa e Mastercard, líderes mundiais no setor, anunciaram no sábado que não vão mais operar em território russo. Nos próximos dias, todas as transações iniciadas com cartões Visa emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país, e todos os cartões Visa emitidos no exterior não funcionarão dentro da Rússia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Já a Mastercard explicou que os cartões emitidos por bancos russos não serão mais aceitos na sua rede e os emitidos por instituições financeiras de fora da Rússia não terão mais validade nos caixas eletrônicos nem no comércio russos.
Conforme a agência de notícias russa Tass, o banco Sberbank disse que as sanções anunciadas pelas companhias americanas não afetariam os usuários dos cartões que ele emite na Rússia. Algumas das maiores instituições financeiras da Rússia foram cortadas do sistema financeiro dominante no mundo o Swift, o que limita as transações com o restante do mundo.
Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico