Como os gráficos podem ajudar a mapear oportunidades após grandes quedas do mercado de ações?
Existem sinais gráficos, chamados de padrões de reversão, que podem te ajudar a definir a hora de iniciar as compras!
Você já ouviu falar na análise técnica de Martelo? Pois hoje vamos abordar um pouco sobre esse assunto. Então, se você acompanha o mundo dos investimentos com frequência, provavelmente já passou por algum momento de sell-off global, que é o período em que ativos de risco caem de forma acentuada em um curto espaço de tempo.
Isso normalmente ocorre após eventos inesperados – em contexto global ou local – como, por exemplo, pandemias, dados econômicos ou balanços de empresas muito fora das projeções, mudanças de leis, entre outros.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O que é a análise técnica de Martelo?
Por apresentarem grande intensidade, esses períodos atraem a atenção de investidores para oportunidades de comprar ativos descontados. Isto é, abaixo de seus preços justos. E um dos diversos padrões gráficos que pode ajudar a identificar essas oportunidades é o chamado análise técnica de Martelo (destacado na imagem abaixo), que, quando aparece nos gráficos, sugere pausa na tendência de baixa.
Cada barra observada no gráfico significa, então, um período. Isso a depender do tempo gráfico que está sendo analisado. Portanto, se a periodicidade é expressa em dias, cada barra significa um dia de pregão. Mas, se a periodicidade estiver em semanas, cada barra sinalizará uma semana de negócios. Essa é a mesma lógica para periodicidades em meses ou anos.
Últimas em Ações
Desse modo, você pode estar se perguntando: mas por que essa formação técnica pode trazer oportunidades para compras? Qual é o racional por trás desse padrão?
É exatamente isso que vamos apresentar agora.
Análise técnica de Martelo e a interação entre agentes de mercado
É fundamental relembrar que, por trás do gráfico de uma ação, existiu um negócio fechado entre comprador e vendedor.
É essa interação entre os agentes de mercado, então, que formam as tendências. Sejam elas de alta, quando o ímpeto do agente comprador é maior e ele aceita pagar mais caro pelas ações. Ou de tendência de baixa, que ocorre quando a pressa para fechar negócio parte do vendedor. Que acaba aceitando preços mais baixos para desfazer de suas ações.
Após entender isso, fica muito mais fácil interpretar o formato do padrão gráfico destacado na imagem. Afinal de contas, ele sinaliza para o investidor que, até certo momento do dia, os preços daquele ativo estavam em forte baixa em relação ao ponto que iniciou o pregão. Mas que, ao longo das negociações, ocorreu uma recuperação nos preços.
O que mostra, portanto, que existe a possibilidade da formação de um fundo de mercado que podemos acompanhar pela reversão da tendência nos dias seguintes, de baixa para alta.
A hora de comprar
Agora que apresentamos o racional gráfico dentro da análise técnica de Martelo, vamos para o ponto principal: como operar esse padrão técnico? Quando acionar o gatilho para a compra? E se der errado e os preços voltarem a cair?
Os manuais de análise técnica sugerem que esse padrão é mais eficaz após baixas fortes. E assim que você visualizar a formação desse padrão, será o primeiro momento adequado para entrar no mercado. Esse gatilho deverá ser acionado na superação da máxima do dia, conforme destacado na imagem.
Outro ponto importante a lembrar é que, por mais que esse seja um setup operacional interessante, existe um risco envolvido. Que exatamente aquele de que os preços continuem caindo, o que anula, então, o padrão desenhado no gráfico.
É nesse momento em que o padrão se desconfigura que o investidor poderá definir o ponto de risco máximo, também chamado de stop loss. Essa região de prejuízo máximo normalmente é acionada caso os preços negociem abaixo da mínima da barra, também destacada na imagem.
Texto de Igor Caixeta
É muito importante que você conheça, e que seus investimentos se adequem ao seu perfil de investidor – basta preencher um rápido questionário e você pode atualizá-lo sempre que necessário. Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui nem deve ser interpretado como recomendação quanto à manutenção, compra ou venda de ativos financeiros e valores mobiliários. Não é considerado o perfil específico de um determinado investidor. Preços, taxas e disponibilidade de investimentos estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Este material e a rentabilidade passada não contêm ou representam garantia de rentabilidade futura. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora. O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco porque pode sofrer grandes oscilações causadas por alterações políticas e econômicas, entre outras, no Brasil, exterior e emissor. Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: para correntistas 4004-4828* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades) em dias úteis, das 9h às 18h, ou acessar a sessão Atendimento no website www.itaucorretora.com.br, clicando em “Saiba Mais”. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local.