Ações em alta: Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) sobem 6%
Varejistas lideraram bloco de ações em alta; Raízen fica na lanterna do Ibovespa
Os papéis das varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) fizeram uma dobradinha do varejo entre as ações em alta no Ibovespa nesta quarta-feira (27). Afinal, os ativos das duas companhias subiram mais de 6% no índice, em um pregão marcado por uma queda na curva de juros futuros no Brasil e no exterior.
Mesmo sob baixo nível de negociações, o Ibovespa vem renovando a máxima histórica, segundo analistas, porque a inflação global ensaia um movimento de queda. Nesta quarta-feira, aliás, os títulos do Tesouro americano, as Treasuries, também registraram queda.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ações do varejo: Grupo Soma (SOMA3) e mais estão em alta
Além do Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3), entre as empresas de varejo nacional, Alpargatas (ALPA4) e Grupo Soma (SOMA3) tiveram fortes altas na bolsa de valores hoje.
O Magazine Luiza (MGLU3) liderou as varejistas, com a ação ON subindo 6,64%. Logo em seguida, a Casas Bahia (BHIA3), que passou boa parte do pregão no topo da tabela, avançou 6,03% no Ibovespa.
Últimas em Ações
No ramo de consumo discricionário, a Alpargatas (ALPA4) teve ganhos de 3,79% na ação preferencial enquanto o Grupo Soma (SOMA3) teve valorização de 2,31% no papel ordinário. Ambas foram destaques entre as ações em alta do dia.
De acordo com o analista da Quantzed, Leonardo Piovesan, a falta de agenda política o Brasil dá ainda mais importância ao movimento das Treasuries ameriacanas. As ações em alta nesta quarta-feira são de companhias mais sensíveis aos juros, que vem caindo por aqui após sinais vindos dos Estados Unidos de afrouxamento da política monetária pelo Federal Reserve (banco central dos EUA).
“O movimento de juros lá fora tem feito a bolsa (Ibovespa) andar, mas, mais relevante ainda, faz com que os juros brasileiros sinalizem queda”, explica Piovesan. Para ele, a economia doméstica vem sinalizando uma desaceleração, o que também vem sendo positivo para o mercado.
Confira as 10 ações com maiores altas no Ibovespa nesta quarta-feira (27)
- Magazine Luiza (MGLU3): 6,64%
- Casas Bahia (BHIA3): 6,03%
- Alpargatas PN (ALPA4): 3,79%
- Grupo Natura ON (NTCO3): 3,75%
- CSN Mineração (CMIN3): 2,62%
- MRV ON (MRVE3): 2,51%
- Grupo Soma ON (SOMA3): 2,31%
- Rede D’Ór ON (RDOR3): 1,94%
- Yduqs ON (YDUQ3): 1,92%
- Azul PN (AZUL4): 1,91%
Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3) são destaques negativos
Por outro lado, o setor que foi destaque negativo no Ibovespa nesta quarta-feira foi o sucroalcooleiro: Raízen (RAIZ4) e São Martinho (SMTO3) ficaram entre as ações com maiores baixas no índice.
As baixas vem após o reajuste da Petrobras sobre o preço do diesel em R$ 0,30 por litro nas refinarias. A estatal divulgou um comunicado informando sobre o corte na terça-feira.
As ações PN da Raízen cederam 1,93% no penúltimo pregão da bolsa no ano, registrando, assim, a maior baixa do Ibovespa. Na contramão das varejistas domésticas, que ficaram entre as ações em alta, o papel ordinário de Petz (PETZ3) recuou 1,92%.
Em dia misto para as petroleiras, a PetroReconcavo (RECV3) caiu 1,04%, a pior performance do índice. A ação ON da Petrobras (PETR3) teve uma queda menor, de 0,15%.
Por fim, entre os destaques negativos, a ação da BB Seguridade (BBSE3) cedeu 0,68% no Ibovespa. A queda foi agravada pela renúncia do antigo CEO da seguradora controlada pelo Banco do Brasil, Ulisses Assis.
Em fato relevante divulgado na noite de terça-feira, a empresa divulgou que Assis havia entregado uma carta de renúncia. O Banco do Brasil indicou ao cargo André Borba Assumpção Haui para assumir o cargo de CEO da companhia, com mandato até 2025.
Confira destaques negativos do Ibovespa nesta quarta-feira (27)
- Raízen PN (RAIZ4): -1,93%
- Petz (PETZ3): -1,92%
- Dexco ON (DXCO3): -1,23%
- PetroReconcavo ON (RECV3): -1,04%
- Raia Drogasil ON (RADL3): -0,88%
- CPFL Energia ON (CPFE3): -0,70%
- São Martinho ON (SMTO3): -0,68%
- BB Seguridade (BBSE3): -0,68%
- Braskem ON (BRKM5): -0,64%
- B3 ON (B3SA3): -0,55%