Ações em alta: Magazine Luiza (MGLU3) dispara 7% com otimismo sobre resultados

Varejista lidera Ibovespa com mercado mais otimista e de olho nos resultados do quarto trimestre; veja destaques de ações em alta

Magazine Luiza (MGLU3) sobe 7% com otimismo sobre resultados do quarto trimestre. Foto: Rafael Henrique / SOPA Images
Magazine Luiza (MGLU3) sobe 7% com otimismo sobre resultados do quarto trimestre. Foto: Rafael Henrique / SOPA Images

O Magazine Luiza (MGLU3) voltou aos holofotes e liderou as ações em alta no Ibovespa nesta segunda-feira. No pregão, Magazine Luiza ON subiu mais de 7% com o mercado financeiro mais otimista em relação aos resultados do quarto trimestre de 2023 da varejista da família Trajano. A expectativa de um trimestre melhor também fez a ação da Cogna Educação (COGN3) subir na bolsa de valores.

Por outro lado, as construtoras ficaram na parte de baixo do Ibovespa, com perdas generalizadas no setor. A pior ação do dia foi a da MRV (MRVE3), que caiu mais de 5% após uma revisão de estimativas para 2024. As cotações foram obtidas às 19h.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Bradespar (BRAP4), Gerdau (GGBR4) e mais ações em alta

Além de Cogna (COGN3) e Magazine Luiza (MGLU3), ações do setor de metalurgia e mineração figuraram entre as principais altas do dia. Isso porque, depois de sucessivas quedas, o minério de ferro se recuperou na cotação internacional, subindo mais de 4% na bolsa de Cingapura.

No geral, as commodities tiveram “resultados positivos”, destaca Alex Carvalho, analista da CM Capital. “Quase depois de uma sequência bem longa de baixas”, explica.

Últimas em Ações

Assim, as ações da Bradespar (BRAP4), holding 100% investida na mineradora Vale (VALE3), subiram 3,33%, enquanto as preferenciais da Gerdau (GGBR4) registraram avanços de 3,22%. As cotações são do mesmo horário.

“O bom desempenho do setor de metais hoje mostra que ainda há uma luz no fim do túnel para o minério de ferro após a forte queda em 2024”, diz o analista.

No setor de petróleo e gás, quem liderou as altas foram as ações da PetroReconcavo (RECV3). O papel subiu 2,54%, também acompanhando a elevação de preço do petróleo Brent durante esta segunda-feira (18).

Enquanto isso, no setor de papel e celulose, o destaque ficou com a ação unitária da Klabin (KLBN11). Por trás da alta de 2,49% do papel, diz o analista Fábio Louzada, fundador da Eu Me Banco, está o aumento da commodity no exterior e a valorização do dólar contra o real desta segunda. A moeda ultrapassou o patamar de R$ 5.

Top 10 ações em alta no Ibovespa hoje (18/03)

  1. Magazine Luiza ON (MGLU3): +7,65%
  2. Cogna ON (COGN3): +4,03%
  3. Bradespar PN (BRAP4): +3,33%
  4. Gerdau PN (GGBR4): +3,22%
  5. CSN Mineração (CMIN3): +3,12%
  6. Rede D’or ON (RDOR3): +3,09%
  7. Locaweb ON (LWSA3): +2,65%
  8. PetroReconcavo ON (RECV3): +2,54%
  9. Klabin UNIT (KLBN11): +2,49%
  10. CSN ON (CSNA3): +2,42%

MRV cai 5% e construtoras fecham em baixa

Na ponta oposta das ações em alta, o pior desempenho no pregão desta segunda-feira (18) ficou com a ação ordinária da construtora de imóveis de baixa renda MRV (MRVE3).

O papel despencou 5,58% após a empresa sinalizar uma revisão de estimativas para a entrega de novas unidades em 2024. Isso porque o diretor-executivo de Finanças da MRV, Ricardo Paixão, sinalizou que a empresa deve construir abaixo do esperado para o ano, o que levou o mercado a punir as ações com queda. Além disso, a MRV também revisou o lucro para 2025.

Com a queda na estimativa de novas construções, a MRV também recalculou para baixo a projeção de margem de receita bruta e, portanto, de lucro.

“Ainda assim, com a queda da MRV na bolsa, outros papéis do setor como Cyrela ON (CYRE3) e EZTEC ON (EZTC3) registraram baixas”, completa Louzada. As ações da Cyrela caíram 2,27%, enquanto as da EZTEC registraram um recuo de 2,18%.

Além das construtoras, a Eletrobras (ELET3;ELET6) também operou sob forte queda no pregão desta segunda. Isso porque os investidores reagiram mal à notícia de que o governo está pressionando a companhia para o aumento de cadeiras no conselho de administração.

“Hoje tivemos no destaque negativo ações de empresas que têm o governo como acionista controlador”, diz Alexandre Pletes, analista da Faz Capital.

Dez piores quedas do Ibovespa hoje (18/03)

  1. MRV ON (MRVE3): -5,58%
  2. Eletrobras ON (ELET3): -4,05%
  3. Yduqs ON (YDUQ3): -3,81%
  4. Eletrobras PNB (ELET6): -3,37%
  5. Alpargatas PN (ALPA4): -3,14%
  6. Totvs ON (TOTS3): -2,94%
  7. Hypera ON (HYPE3): -2,29%
  8. Cyrela ON (CYRE3): -2,27%
  9. EZTEC ON (EZTC3): -2,18%
  10. Banco do Brasil ON (BBAS3): -2,04%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS