Ações em alta: Petz (PETZ3) e Natura (NTCO3) sobem mais de 6% e lideram ganhos no Ibovespa
Ações de varejistas saltaram nesta terça-feira (12) com queda na curva de juros futuros e melhora de balanços; veja principais ações em alta
O bloco de ações que registraram alta nesta terça-feira (12) na bolsa de valores foi liderado por duas varejistas: Natura (NTCO3) e Petz (PETZ3) subiram mais de 6% no dia de valorização generalizada no Ibovespa. A rede de petshops obteve a maior alta do índice, com ganho de 6,73% no papel, enquanto a empresa de cosméticos e produtos de cuidado pessoal subiu 6,46%.
Por outro lado, a Usiminas (USIM5) teve o pior desempenho do Ibovespa no dia. O ativo da siderúrgica cedeu 1,64%, em meio à desvalorização do minério de ferro no cenário internacional. Confira a seguir os destaques das principais ações em alta e em baixa no Ibovespa hoje.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Petz (PETZ3), Prio (PRIO3) e mais ações em alta
A Petz (PETZ3) figurou como principal alta do Ibovespa do dia. De acordo com o analista André Fernandes, sócio da A7 Capital, a queda na curva de juros futuros ajudou o papel a subir na bolsa.
Além disso, o balanço de Petz (PETZ3) “apresentou uma leve melhora”, destaca Fernandes, o que explica a cobertura de posições “vendidas” no papel. Ou seja, cobre operações de “short” em PETZ3, levando à valorização do ativo.
Últimas em Ações
O mercado recebeu os resultados de quarto trimestre da Natura (NTCO3) com tom positivo. A alta nas ações de hoje também foi acentuada graças ao anúncio de dividendos no valor de R$ 979 milhões a acionistas.
A Ativa Investimentos destacou que as receitas da companhia melhoraram, mas vê o resultado como “misto”. De acordo com a corretora, a melhora de 1,1 ponto percentual na margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização na sigla em inglês) foi compensado pela piora de dados operacionais.
“Em termos de faturamento, a receita líquida (da Natura) ficou em R$ 6,6 bilhões, queda de 17% na base anual. A receita sofreu impacto do fraco desempenho da Natura Hispânica e reestruturação de Avon”, destaca o analista Pedro Serra, da Ativa.
Por fim, no top 3, as ações da Prio (PRIO3) subiram 5,06%. O principal motivo, segundo analistas, foi a aprovação de um programa de recompra de 89 milhões de ações ordinárias, ou algo em torno de 10% dos papéis em free float.
Top 10 ações em alta do Ibovespa hoje
- Petz ON (PETZ3): +6,73%
- Grupo Natura ON (NTCO3): +6,69%
- Prio ON (PRIO3): +5,06%
- Lojas Renner ON (LREN3):+3,89%
- Grupo Soma (SOMA3): +3,88%
- Cogna ON (COGN3): +3,72%
- Arezzo ON (ARZZ3): +3,61%
- Petrobras PN (PETR4): +3,53%
- CVC Brasil ON (CVCB3): +3,35%
- Petrobras ON (PETR3): +3,34%
Usiminas (USIM5), Sabesp (SBSP3) e mais ações em baixa
Na ponta oposta das ações em alta, a Usiminas (USIM5) cedeu 1,64% na ação preferencial de classe A. O recuo da ação queda da empresa no Ibovespa veio acompanhada da queda da Vale (VALE3).
Segundo Fernandes, da A7 Capital, as ações em baixa nesta terça-feira refletem uma migração do investidor para ativos mais arriscados no índice. De acordo com o analista, o mercado ativou o “modo de risco” na bolsa de valores.
“As ações consideradas mais defensivas operaram em queda, e houve essa desvalorização justamente porque investidores fizeram mudanças de portfolio”, destaca o analista.
Dos 65 ativos que compõem a carteira do Ibovespa, apenas 14 registraram queda.
As dez maiores quedas no Ibovespa hoje
- Usiminas PNA (USIM5): -1,64%
- Sabesp ON (SBSP3): -1,57%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): -1,43%
- CPFL Energia (CPFE3): -1,36%
- São Martinho ON (SMTO3): -1,13%
- Fleury ON (FLRY3): -1,11%
- Vale ON (VALE3): -0,62%
- Engie Brasil ON (EGIE3): -0,61%
- IRB Brasil Resseguradora (IRBR3): -0,59%
- Embraer (EMBR3): -0,49%