Ações em alta: Minerva (BEEF3) salta 5% e é seguida por BPAC11; HAPV3 fica na lanterna

Ações da Minerva registraram alta com valorização do boi gordo em janeiro no mercado; Hapvida tem menor reajuste de 2024 e cai

Pastagem de bois. Foto: Wenderson Araujo/ CNA Brasil
Pastagem de bois. Foto: Wenderson Araujo/ CNA Brasil

As ações do frigorífico Minerva Foods (BEEF3) saltaram mais de 5% e lideraram o bloco de ativos em alta no Ibovespa nesta quinta-feira (9). O pregão foi marcado pela valorização do arroba do boi gordo, o que favorece as exportações da Minerva mesmo com o dólar em forte queda.

Por outro lado, as ações da CSN (CSNA3) recuaram nesta quinta-feira e ficaram na lanterna do pregão. A Hapvida (HAPV3) também oscilou para o campo negativo, com realização de lucros por parte dos investidores após alta de 9% das ações na quarta-feira.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira a seguir os destaques entre ações em alta e em baixa no Ibovespa hoje.

BEEF3 é destaque entre ações em alta; CRFB3 se recupera

O pregão mais morno do Ibovespa foi marcado por estabilidade geral de ativos no índice. Assim, em dia de feriado nos Estados Unidos o Ibovespa terminou em ligeira alta de 0,13%.

Últimas em Ações

A Minerva liderou as altas do dia com valorização contínua do boi gordo no mercado brasileiro. O índice de boi gordo na B3 registrou variação de 2,10% no dia. Em janeiro, a oscilação da arroba medida pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, é positiva em 1,98%.

Investidores compraram mais do que venderam as ações da Minerva, portanto. Mesmo com a desvalorização do dólar, o ativo do frigorífico terminou o dia em alta de 5,79%.

A liquidez reduzida do dia levou ativos brasileiros, voltados para a economia local, a se valorizaram mais, diz Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Claritas.

“Poucas movimentações do mercado local e no exterior levam todas as atenções para dados de inflação aqui no Brasil e payroll (dados de emprego) nos Estados Unidos”, diz Ashikawa.

A ação do Carrefour, em terceiro lugar no ranking de ações em alta, se recuperou após tombos na terça-feira. Assim, subiu pelo segundo dia seguido.

Confira o ranking. As cotações foram apuradas entre 18h30 às 18h40:

  1. Minerva Foods ON (BEEF3): +5,79%
  2. BTG Pactual UNIT (BPAC11): +2,44%
  3. Carrefour Brasil ON (CRFB3): +2,41%
  4. Brava ON (BRAV3): +2,13%
  5. WEG ON (WEGE3): +2,03%
  6. Cyrela ON (CYRE3): +1,74%
  7. CCR ON (CCRO3): +1,66%
  8. SLC Agrícola ON (SLCE3): +1,52%
  9. CSN Mineração ON (CMIN3): +1,51%
  10. Yduqs ON (YDUQ3): +1,45%

CSN é destaque negativo e Hapvida (HAPV3) realiza ganhos

As ações da CSN, por outro lado, ficaram na ponta oposta das ações em alta.

O papel da siderúrgica fechou em queda pelo segundo dia consecutivo, mesmo com a valorização do minério de ferro no exterior. Em compensação, as ações do braço de mineração do grupo, a CSN Mineração, subiram 1,51%.

Também dentre os destaques negativos, houve realização de lucros entre os investidores da Hapvida (HAPV3), o que levou a ação a tropeçar.

A seguradora de saúde recuou após subir 9% no dia anterior. A empresa também registrou os menores reajustes anuais entre os planos de saúde, com 11,9% de repasse de preços, segundo o BTG Pactual.

Confira o ranking de ações em baixa:

  1. CSN ON (CSNA3): -3,99%
  2. Hapvida ON (HAPV3): -3,83%
  3. Braskem PNA (BRKM5): -3,08%
  4. Petz ON (PETZ3): -2,91%
  5. Gerdau PN (GGBR4): -2,84%
  6. Magazine Luiza ON (MGLU3): -2,59%
  7. Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): -2,15%
  8. Ultrapar ON (UGPA3): -2,04%
  9. MRV ON (MRVE3): -1,89%
  10. Usiminas PNA (USIM5): -1,84%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS