Ações da Nissan sobem 23,7% após relatos de fusão com a Honda

A Honda e a Nissan começaram a preparar o terreno para as negociações em março. A Mitsubishi também expressou sua intenção de trabalhar com as duas montadoras

Indústria automotiva. Foto: Monty Rakusen/Getty Images
Indústria automotiva. Foto: Monty Rakusen/Getty Images

As ações da Nissan subiram nesta quarta-feira, após um relato de que a montadora japonesa entrará em negociações para uma fusão com a também japonesa Honda.

Então, o preço das ações abriu em 417,6 ienes, 23,7% acima do fechamento do dia anterior na Bolsa de Valores de Tóquio, atingindo o limite superior da faixa de preço diária definida pela bolsa para cada ação.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Assim, as duas montadoras estão considerando operar sob uma holding. Em breve, devem assinar um memorando de entendimento.

Logo, devem definir suas respectivas participações na nova entidade, bem como outros detalhes, serão decididos posteriormente.

Últimas em Ações

Nissan-Honda: tem Mitsubishi também?

Eles também buscam eventualmente trazer a Mitsubishi Motors, da qual a Nissan é a principal acionista com uma participação de 24%, sob a holding. As vendas combinadas das três montadoras ultrapassariam 8 milhões de veículos, criando o terceiro maior grupo de fabricação de automóveis do mundo.

O preço das ações da Honda se moveu volátil. Primeiro, subiu temporariamente para 1.300 ienes, 1,3% acima do preço de fechamento do dia anterior. Depois, caiu para 1.240 ienes, 3,4% abaixo de ontem.

Já as ações da Mitsubishi dispararam para 476,2 ienes, 16,9% acima do preço de fechamento do dia anterior, em reação ao relatório.

A Honda e a Nissan começaram a preparar o terreno para as negociações em março. Elas entraram em uma parceria estratégica em agosto sobre componentes automotivos e software compartilhados. A Mitsubishi também expressou sua intenção de trabalhar com as duas montadoras.

O que disseram as montadoras?

A Nissan disse nesta quarta-feira que está considerando “vários aspectos da colaboração futura” com a Honda e a Mitsubishi Motor, “incluindo o conteúdo dos relatórios da mídia… mas nada foi decidido neste momento”. A Honda emitiu uma declaração semelhante.

A Bolsa de Valores de Tóquio anunciou na quarta-feira que suspenderia temporariamente a negociação de ações da Nissan “para confirmar a autenticidade dos relatórios sobre uma integração de gestão” entre as montadoras. Mas suspendeu a medida antes do início da negociação.

Takuma Ikemoto, analista de mercado do Tokai Tokyo Intelligence Laboratory, disse: “Embora houvesse preocupações sobre o que aconteceria com a Nissan no futuro, o mercado respondeu positivamente [ao relatório de sua parceria] dando um passo à frente”.

Em relação a um acionista ativista se tornar um dos principais acionistas da Nissan, Ikemoto explicou que o nome da Honda como empresa parceira deu aos participantes do mercado paz de espírito.

Veículos elétricos

A Nissan e a Mitsubishi têm se concentrado no desenvolvimento de veículos elétricos em vez de utilizar totalmente a tecnologia híbrida como a Toyota Motor.

Mas essa tecnologia está atualmente em alta demanda nos EUA e é um dos pontos fortes da Honda, e Ikemoto observou que a Nissan e a Mitsubishi podem construir “relacionamentos complementares com a Honda”.

No entanto, ele acrescentou: “A Nissan pode ser um fardo para a Honda porque há diferenças nas margens de lucro”.

A Nissan está planejando cortar 9 mil empregos globalmente e reduzir 20% da capacidade de produção devido a uma forte deterioração nos principais mercados dos EUA e da China.

Ikemoto prevê que os próximos fatores que afetarão os preços das ações são “como as equipes de gestão serão formadas e como cada empresa dividirá [seus papéis e mercados]”.

Nissan-Honda: e os investidores?

Yoshitaka Ishiyama, analista da Mizuho Securities, disse em nota aos investidores na quarta-feira que o relatório é “um fator positivo” para os preços das ações de curto prazo da Nissan e da Honda, pois sugere a possibilidade de uma colaboração mais profunda e eficiente entre as duas empresas. “A Nissan tem estado incerta sobre como reconstruir após as reformas estruturais anunciadas, e uma aliança mais profunda com a Honda pode tornar mais fácil para a empresa estabelecer um roteiro para a reestruturação”, disse ele.

No futuro, “é particularmente importante para as duas empresas serem capazes de tomar decisões com base na otimização geral em vez da otimização individual da empresa, e estabelecer uma estrutura que lhes permita fazer isso”, disse ele.

“A Honda já está aumentando os investimentos em [veículos elétricos a bateria] e software de forma independente. Se uma fusão com a Nissan for adiante, achamos que seria necessário delinear pontos positivos claros para os acionistas da Honda”, disse Kohei Takahashi, analista da UBS Securities, em nota aos investidores na quarta-feira.

Com informações do Valor Econômico.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS