Ações em alta: Brava Energia (BRAV3) sobe 9% com Ambev (ABEV3) logo atrás

Ações de petroleiras terminam o dia em alta com Brava Energia (BRAV3) liderando pelotão; juros futuros derrubam Petz (PETZ3)

As ações da Brava Energia (BRAV3) se destacaram entre as principais altas do Ibovespa nesta terça-feira. A alta do petróleo no exterior conferiu às petroleiras na bolsa de valores um fôlego nos ativos listados, com valorização de papéis Petrobras (PETR3;PETR4), PetroReconcavo (RECV3), e Prio (PRIO3). As ações das empresas de seguros também subiram nesta terça-feira.

Por outro lado, as ações da Petz (PETZ3) registraram a maior baixa do Ibovespa, acima de 4%, com dados do PIB do Brasil para o terceiro trimestre reforçando uma expectativa do mercado financeiro de que o BC deve apertar o ritmo de aumento da Selic. Os juros futuros subiram, o que desfavorece varejistas e construtoras, como a EZTEC (EZTC3), cujas ações também recuaram.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira a seguir os destaques entre ações em alta e em queda no Ibovespa hoje.

Ações de petroleiras e seguradoras em alta

O bom desempenho das ações da Brava Energia (BRAV3) foi acompanhado de alta nos preços internacionais do barril de petróleo.

Últimas em Mercado financeiro

No exterior, a unidade do petróleo Brent se valorizou em 2,5%, terminando a sessão na ICE (Internacional Commodities Exchange) cotado a US$ 73,66 por unidade.

Top 10 altas

  1. Brava Energia ON (BRAV3): +9,05%
  2. Caixa Seguridade ON (CXSE3): +4,55%
  3. Ambev ON (ABEV3): +4,53%
  4. BRF ON (BRFS3): +4,48%
  5. BB Seguridade ON (BBSE3): +4,19%
  6. SLC Agrícola ON (SLCE3): +4,12%
  7. CVC Brasil ON (CVCB3): +3,72%
  8. Telefônica Brasil ON (VIVT3): +3,51%
  9. Cogna ON (COGN3): +3,20%
  10. Lojas Renner ON (LREN3): +2,74%

Além da Brava Energia, as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4) registraram avanços de 0,12% e 0,89%, respectivamente.

Assim, entre as seguradoras, Caixa Seguridade (CXSE3) e BB Seguridade (BBSE3) registraram saltos no índice. O avanço foi provocado por um relatório do Citi sobre o setor de seguros e a elevação dos papéis de Caixa Seguridade de neutro para compra.

Conforme analistas do banco, o avanço da Selic deve favorecer o balanço do setor como um todo. Mas Caixa Seguridade traz uma vantagem em relação a pares de diversificação de receitas e ganho com seguro imobiliário.

Ao mesmo tempo, o Itaú BBA destacou em relatório que a BB Seguridade deve manter balanços fortes mesmo sob risco de atraso de safra do agronegócio brasileiro.

Ações em queda: PETZ3, EZTC3 e mais

Por outro lado, as ações da Petz (PETZ3) lideraram a ponta oposta de ações em alta. O ativo da rede de petshops recuou mais de 4% no Ibovespa, em contrapartida à abertura da curva de juros futuros.

O contrato de juros futuros com vencimento para janeiro de 2027 abriu 16 pontos-base, enquanto o DI futuro para janeiro de 2029 fechou na máxima.

Dados do PIB reforçaram uma trajetória de juros maior para o próximo ano, disseram economistas ouvidos pela Inteligência Financeira. De acordo com Fábio Louzada, fundador da Escola Eu Me Banco, afirma que a expectativa de uma Selic maior no curto prazo prejudica ações de varejistas e construtoras.

Top 10 quedas

  1. Petz ON (PETZ3): -4,09%
  2. Embraer ON (EMBR3): -2,66%
  3. EZTEC ON (EZTC3): -2,53%
  4. Locaweb ON (LWSA3): -2,51%
  5. Pão de Açúcar ON (PCAR3): -2,27%
  6. Rede D’Or ON (RDOR3): -2,22%
  7. IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): -1,65%
  8. Usiminas PNA (USIM5): -1,46%
  9. CSN Mineração ON (CMIN3): -1,33%
  10. Bradespar PN (BRAP4): -1,25%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS