XP corta preço-alvo do Assaí (ASAI3), esperando continuação de resultados pressionados no curto prazo
Sentimento em torno da empresa mudou bastante nos últimos meses, com preocupações acerca de vendas e alavancagem
A XP cortou o preço-alvo de Assaí de R$ 27 para R$ 19, potencial de alta de 64,3% sobre o fechamento da última sexta-feira (12), reiterando recomendação de compra, vendo que a companhia deve enfrentar tendências de curto prazo desafiadoras, mas mantendo otimismo nos seus fundamentos.
Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday escrevem que o sentimento do mercado em torno da empresa mudou bastante nos últimos meses, com gestores preocupados com o desempenho de vendas e a alavancagem financeira do Assaí nos próximos meses.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Esperamos que os resultados de curto prazo continuem pressionados por fortes bases de comparação com o ano anterior, desaceleração da inflação, aumento do cenário competitivo e taxas de juros elevadas”, comentam. O segundo trimestre deve ser o piso operacional da empresa.
Terceiro trimestre
A partir do terceiro trimestre a tendência de resultados da empresa deve melhorar, com bases de comparação mais normalizadas, possível início do ciclo de corte juros e ventos favoráveis nas vendas mesmas lojas à medida que as conversões das lojas do Extra começam a entrar.
A corretora atualizou suas estimativas para Assaí, incorporando resultados de primeiro trimestre e premissas mais conservadoras sobre o plano de expansão orgânica da empresa, vendas nas lojas convertidas e evolução da margem bruta, reduzindo projeções de Ebitda e lucro líquido para 2023 e 2024.