Abstenção em São Paulo foi maior do que votação em Guilherme Boulos (PSOL)

Número registrado pelo TSE indica forte ausência de eleitores na principal capital do país

Os candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições de 2024: Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Fotos: Edson Lopes Jr. / Prefeitura de SP e Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados. Montagem: Agência Brasil

Dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, indicam que a abstenção em SP (2,9 milhões) foi superior aos votos obtidos pelo candidato Guilherme Boulos (PSOL). Assim, o psolista obteve 2,3 milhões de votos válidos.

Dessa maneira o atual prefeito do MDB, Ricardo Nunes, obteve o direito de governar a cidade por mais quatro anos. Assim, ele conquistou 3,3 milhões dos votos válidos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Então, ainda de acordo com o TSE, 6,3 milhões de eleitores e eleitoras compareceram às urnas. E o total de votos em branco foram 234 mil. Outros 430 mil eleitores anularam o voto.

Veja abaixo o registro completo da votação em São Paulo com abstenções

Últimas em Mercado financeiro

A divisão dos votosNúmero absoluto% identificada
Ricardo Nunes (MDB)3.393110 votos59,35% de votos válido
Guilherme Boulos (PSOL)2.323.901 votos40,65% do total válido
Votos em branco234.317 votos3,67%
Votos nulos430.756 votos6,75%
Abstenções2.940.36031,54%
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Assim, não apenas em São Paulo, mas em todo o país a eleição foi “como devem ser todas as eleições, em um clima de tranquilidade, de absoluto respeito às pessoas, com pouquíssimas ocorrências”.

A frase é da ministra do STF Cármen Lúcia, que ocupa também o cargo de presidente do TSE.

Dessa forma, a ministra completou: “Essa eleição dá demonstração de que clima de violência, intolerância, as desinformações tentando recriar, inventar e fraudar dados para compelir eleitoras e eleitores são algo fora do comum, fora da regularidade democrática”.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Brasil


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS