As 10 ações do Ibovespa que mais subiram em 2022
Ações do setor financeiro, petrolíferas e estatais compõem a lista das 10 ações do Ibovespa que mais se valorizaram em 2022
A Bolsa de Valores não foi o ambiente mais amigável para os investidores em 2022, período apelidado de “ano da renda fixa”. O Ibovespa chegou a bater os 121 mil pontos em abril, mas chega em 2023 na casa dos 110 mil pontos, ainda segurando alta de 5,8%.
Algumas ações, porém, se destacaram nos últimos 12 meses e entregaram retornos consideráveis aos investidores. A lista de ações do Ibovespa que mais subiram em 2022 tem empresas do setor financeiro, petrolíferas, saúde e estatais.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A ação da Cielo (CIEL3) teve o melhor 2022 entre todas do Ibovespa. O papel vinha sofrendo muito nos últimos anos (acumula queda de 79% desde janeiro de 2018), mas conseguiu recuperação com melhora nos números reportados. A Cateno, joint venture da empresa com o Banco do Brasil, foi um dos destaques do ano.
A Prio (PRIO3), antiga PetroRio, também teve um ano ótimo e se tornou uma das queridinhas dos investidores. Os números do terceiro trimestre ajudam a entender o motivo: o lucro da companhia cresceu mais de seis vezes, o custo de extração foi o menor da história da empresa e a margem Ebitda ajustada subiu 14 pontos percentuais, atingindo 61%. O Credit Suisse emitiu, já em dezembro, um relatório dizendo que a Prio se tornou a principal escolha do banco para se expor ao setor de petróleo.
A expectativa do mercado por privatizações também impulsionou alguns papéis. Foi o caso da Copel (CPLE6), que disparou depois que o governo do Paraná anunciou que pretendia privatizar a empresa. Já os papéis da Sabesp (SBSP3) subiram depois da eleição de Tarcísio de Freitas no governo de São Paulo, e as ações da Eletrobras (ELET6) ganharam tração com a saída do governo do bloco controlador e melhorias na gestão da companhia.
Confira a lista das maiores altas do Ibovespa em 2022:
Por outro lado, varejistas são maioria no top 10 de desvalorizações do Ibovespa no ano. Confira aqui o ranking completo.