Quem é Gustavo Pimenta, o executivo que assume como CEO da Vale em janeiro de 2025

Eduardo Bartolomeo, o atual presidente da Vale, seguirá como CEO da companhia até 31 de dezembro de 2024

Gustavo Pimenta foi escolhido como novo presidente da Vale — Foto: Vale/Divulgação
Gustavo Pimenta foi escolhido como novo presidente da Vale — Foto: Vale/Divulgação

A Vale (VALE3) anunciou na noite desta segunda-feira (26) a escolha do atual vice-presidente de finanças, Gustavo Pimenta, como próximo presidente da companhia. A informação consta de fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Pimenta assume em janeiro de 2025.

O executivo foi eleito pelo conselho de administração de forma unânime, “ao fim de rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional, em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis”, informou o documento.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Pimenta é um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração. Ele possui uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da Vale. Pimenta também foi responsável pelas áreas de suprimentos e energia.

Últimas em Quem é?

Antes de juntar-se à Vale, o executivo trabalhou na AES por 12 anos. Lá, acumulou ampla experiência como executivo-chefe de finanças (CFO) Global, diretor de planejamento e estratégia e vice-presidente de performance e serviços da empresa.

Também atuou como vice-presidente de estratégia e M&A no Citigroup em Nova York.

Pimenta é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Mineração


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS