JBS (JBSS3): como Gilberto Tomazoni chegou ao comando da maior produtora de proteínas do mundo?

Natural de Ipumirim, Santa Catarina, líder da JBS comanda 270 mil colaboradores que negociam com 330 mil clientes em 190 países

Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS desde 2018, tem focado parte dos seus esforços em melhorias ESG da companhia - (Foto: Paulo Vitale)
Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS desde 2018, tem focado parte dos seus esforços em melhorias ESG da companhia - (Foto: Paulo Vitale)

Ele já atuou em empresas como Sadia e Bunge Alimentos até chegar ao atual posto de CEO Global da JBS (JBSS3), empresa que é uma das maiores produtoras de proteína animal do mundo. Estamos falando de Gilberto Tomazoni, 66, executivo que possui vasta experiência e conhecimento dentro da indústria de alimentos.

Nascido na cidade de Ipumirim, no interior de Santa Catarina e que tem quase 8 mil habitantes, Tomazoni é o caçula de cinco irmãos. E assim como a maioria dos jovens da cidade, ele decidiu ir para a capital estudar. Escolheu, então, o curso de Engenharia Mecânica e foi aprovado para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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O início da carreira de Gilberto Tomazoni

Se você pensa que ele decidiu ficar pela cidade, está bastante enganado. Depois de formado, em 1982, Tomazoni voltou para sua cidade natal. Por lá, foi aprovado como trainee da Sadia. Na empresa, ficou por 27 anos, chegando ao posto de diretor-presidente, em 2003.

De acordo com informações do LinkedIn do empresário, depois da Sadia, Gilberto Tomazoni assumiu por três anos a vice-presidência da Bunge Alimentos. Na companhia, ele atuou nos negócios de alimentos e ingredientes, respondendo também como diretor-executivo para América do Sul e Central.

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Foi em 2013, então, que o empresário passou a fazer parte do quadro de colaboradores da JBS (JBSS3) como presidente global do negócio de aves. Na época, ele liderou a formação da Seara Alimentos. Dois anos depois, em 2015, assumiu a presidência global de operações e em 2017 se tornou COO Global da JBS (JBSS3). Pouco tempo depois, em dezembro de 2018, foi nomeado CEO Global, que é o seu atual posto.

Revolução ambiental

De lá para cá, o CEO da JBS (JBSS3) tem focado seus esforços para adequar a companhia dentro das premissas de ESG, que são os pilares Ambientais, Sociais e de Governança.

Em comunicado para a Inteligência Financeira, a empresa informa que a JBS (JBSS3) já utiliza há quase 15 anos um sistema de monitoramento geoespacial para garantir o cumprimento de seus critérios socioambientais.

Esse sistema, que abrange 61 milhões de hectares – o equivalente a duas vezes e meia o território do Reino Unido –  garante que os fornecedores da JBS (JBSS3) não atuem em áreas de desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação ambiental ou territórios quilombolas; não utilizem mão de obra análoga à escravidão, nem possuam embargos ambientais.

Atualmente, há 14 mil fazendas bloqueadas por não atenderem aos critérios da Política de Compra Responsável da JBS (JBSS3).

‘Escritórios verdes’ na batuta do CEO da JBS (JBSS3)

E a revolução verde, claro, não para por aí. Para apoiar os produtores de gado bovino na regularização ambiental e aprimorar a produção de suas propriedades, a JBS (JBSS3), com o olhar atento de Gilberto Tomazoni, também criou, em 2021, os chamados Escritórios Verdes.

A ideia, de acordo com a companhia, é oferecer apoio técnico gratuito para todos os produtores que desejam tornar sua produção mais eficiente e sustentável. Além disso, os escritórios fazem a ponte entre os produtores a instituições financeiras que oferecem acesso a crédito facilitado.

Atualmente existem 20 Escritórios Verdes distribuídos entre os estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Tocantins. Desde seu lançamento, a iniciativa já apoiou a regularização socioambiental de mais de 9 mil fazendas e efetuou mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais.

Para 2024, a meta da empresa é alcançar 12 mil regularizações e priorizar o atendimento ao pequeno produtor.

Números da JBS (JBSS3)

Todos esses esforços da empresa e de Gilberto Tomazoni, claro, vão de encontro com a busca mundial de reduzir cada vez mais os impactos industriais no meio ambiente. Desse modo, uma empresa do porte da JBS (JBSS3) precisa mostrar o exemplo. Afinal de contas, os números por trás da companhia mostram o tamanho que ela possui.

Para se ter uma ideia, atualmente, a JBS (JBSS3) conta com mais de 270 mil colaboradores espalhados em vários países. Só aqui no Brasil são mais de 150 mil funcionários.

Além disso, a empresa possui mais de 330 mil clientes em 190 países. Por isso, hoje a JBS é a líder global de produção, sendo:

  • Primeiro lugar em carne bovina;
  • Primeiro lugar em frango;         
  • Segundo lugar em carne suína;
  • Primeira maior produtora de alimentos preparados do Reino Unido;
  • Primeira maior produtora de alimentos preparados da Austrália e da Nova Zelândia;
  • Segunda maior produtora de alimentos preparados do Brasil;
  • Primeira maior produtora de plant-based do Brasil;
  • Terceira maior produtora de plant-based da Europa;
  • Segunda maior produtora de salmão da Austrália.

E as marcas que fazem parte do grupo JBS (JBSS3), e que estão sob o olhar de Gilberto Tomazoni envolvem Seara, Swift, Friboi, Just Bare, Vivera, Primo, Richmond, Rigamonti, Pilgrim´s, Delícia, Primor, Huon, entre outras.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


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