Quanto você gasta com gasolina para viajar 1000 km?

Especialista entrevistado pela Inteligência Financeira mostra como calcular o consumo do combustível por km rodado além de dicas de como economizar em viagens de carro

Fizemos os calculos para a dúvida: quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Fizemos os calculos para a dúvida: quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na hora de fazer um passeio de carro, é comum – e muito importante – pensar no consumo do combustível. E isso principalmente em viagens mais longas. Por isso, hoje, a gente responde a seguinte dúvida: quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km?

E não paramos por aí, claro. A gente também traz 5 dicas de como economizar em viagens de carro e também se é melhor usar gasolina ou etanol na hora de abastecer o veículo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Além disso, você pode conhecer os veículos mais econômico no nosso texto Saiba quais são os 5 carros mais econômicos do Brasil.

Como calcular o consumo do combustível

Então, antes de mostrarmos quanto você gasta de gasolina para viajar 1000 km, a gente ensina a maneira como você deve calcular o consumo de combustível.

De acordo com J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, para chegar ao valor, o primeiro passo é determinar o consumo de combustível do carro.

“Essa informação pode ser encontrada no manual do carro ou em especificações do fabricante”, diz o especialista. Em seguida, é hora de calcular o consumo por quilômetro. “Com o dado do consumo em litros por 100 quilômetros em mãos, é só dividir esse valor por 100 para obter o consumo em litros por quilômetro”, ensina Caporal.

Desse modo, quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km? Isso vai depender exatamente do consumo por km do seu carro. Afinal de contas, esse dado pode variar de veículo para veículo. Além disso, é preciso saber a média do preço do combustível na sua cidade.

Mas vamos supor que o seu carro faça 12 litros de gasolina por quilômetro na estrada. Aí, é só fazer a famosa regra de 3. Assim:

Portanto, quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km? Se o seu carro fizer 12 litros por quilômetro, você irá precisar de 84 litros do combustível. Em São Paulo, o preço médio da gasolina é de R$ 5,70. Dessa forma, você gastaria R$ 478,80.

Quer organizar suas finanças e alcançar seus sonhos de forma mais fácil? Baixe GRATUITAMENTE nossa Planilha de Controle Financeiro, desenvolvida por especialistas do Itaú. Tenha controle total sobre suas receitas, despesas, e investimentos, e veja seu progresso através de gráficos claros. Não perca esta chance: organize seu orçamento hoje e dê o primeiro passo em direção ao seu carro, casa ou aquela viagem dos sonhos. Clique aqui e comece agora!

Como economizar em viagens de carro

Achou o valor um pouco salgado? Pois fique calmo que a gente pediu a ajuda de Caporal, que deu 5 dicas para economizar em viagens de carro. Veja só!

1. Mantenha o veículo em boa condição

“Troque o óleo, faça alinhamento e balanceamento e mantenha os filtros limpos. Sem esquecer de verificar se os pneus estão com pressão correta. Afinal de contas, pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível”, afirma o especialista.

2. Adote uma condução econômica

Evite acelerações bruscas e freadas fortes, pois esses fatores consomem mais combustível. E mantenha uma velocidade constante par ajudar na economia de gasolina. “Uma ótima forma é utilizar o controle de cruzeiro em estradas”, diz Caporal.

3. Planeje sua rota

Use um GPS ou aplicativo de navegação para evitar tráfego e caminhos mais longos. “Além disso, evite picos de tráfego. Viajar em horários de menor movimento reduz a necessidade de paradas e arrancadas frequentes”, ensina o profissional.

4. Reduza o peso e a resistência

Retire itens do carro que não são essenciais para a viagem, pois mais peso requer mais energia para movimentar o veículo. Por exemplo, racks no teto ou suportes para bicicletas aumentam a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de combustível.

5. Mantenha a velocidade adequada

“Dirigir acima da velocidade recomendada aumenta o consumo de combustível devido à maior resistência do ar e ao aumento das rotações do motor”, ensina Caporal.

Gasolina ou etanol: qual o melhor para viajar?

Bem, agora que você já tirou a dúvida sobre quanto gasto de gasolina para viajar 1000 km e as dicas para economizar nas viagens, é horas de saber qual combustível é melhor para viajar: gasolina ou etanol.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a decidir qual é a melhor opção em diferentes momentos.

Compare os preços

E a melhor forma para isso é calculando o custo por litro. Geralmente, o etanol é mais barato do que a gasolina. Mas tem um rendimento menor.

“E uma regra prática comum é que, se o preço do etanol for menor que 70% do preço da gasolina, o etanol pode ser mais econômico. Faça a comparação com base no preço atual dos combustíveis”, conta o CEO da Auto Avaliar.

Considere a eficiência do combustível:

Verifique a eficiência do seu veículo com etanol. Isso porque, esse combustível costuma ter um desempenho menor em termos de quilometragem por litro comparado à gasolina.

Portanto, se o consumo de etanol for significativamente maior, pode ser menos econômico, mesmo com o preço mais baixo.

Avalie o desempenho do veículo

“Faça um teste com ambos os combustíveis para ver como o seu carro se comporta. Afinal, alguns veículos podem ter uma performance melhor com etanol devido a características do motor”, diz Caporal.

Considere o clima e as condições de dirigibilidade

Vale saber que o etanol pode ter um desempenho ligeiramente diferente em climas mais frios ou quentes. Por isso, teste qual combustível proporciona melhor eficiência e performance nas condições climáticas de sua região.

Faça análise de custo-benefício

De que maneira? Ao calcular o valor total por km. “Para isso, multiplique o preço do combustível pelo consumo médio do veículo. Compare esses custos para os dois tipos de combustível”, ensina o especialista.

Considere a sustentabilidade

Avalie o impacto ambiental. “O etanol é uma alternativa mais sustentável em comparação com a gasolina, pois é produzido a partir de fontes renováveis. Se a sustentabilidade é uma prioridade para você, pode optar pelo etanol”, considera Caporal.

O lance, portanto, é encontrar formas para melhorar a eficiência do combustível e assim economizar bastante em suas viagens de carro.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS