Quanto custa estudar em uma faculdade em Portugal?
Confira os valores e entenda as peculiaridades das melhores universidades portuguesas
Quanto custa estudar em uma faculdade em Portugal? Para responder a essa pergunta, vamos considerar seis instituições de ensino que figuram no topo da lista nos principais rankings internacionais – SCIMAGO, QS Top Universities e CWUR.
Por ordem alfabética, apenas para evitar polêmicas (já que as posições podem variar de acordo com a lista), elas são:
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
- Universidade de Aveiro;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade de Lisboa;
- Universidade do Minho;
- Universidade do Porto;
- Universidade Nova de Lisboa.
Afinal, quanto custa fazer uma graduação nessas instituições? E uma pós-graduação? Vamos aos resultados da nossa pesquisa.
Quanto custa uma faculdade em Portugal?
Para começo de conversa, é interessante saber que as universidades da nossa lista são públicas. Isso quer dizer que todas elas são gratuitas? Não, porque não existe universidade gratuita em Portugal, como existe no Brasil. Portanto, mesmo que você seja aprovado em uma universidade pública portuguesa, terá de pagar mensalidade, ok?
Últimas em Planejamento financeiro
Outra diferença importante é que o preço da mensalidade – para estudantes nacionais – é o mesmo para todos os cursos de graduação. Vale saber que graduação, em Portugal, é licenciatura.
Isso quer dizer que se você estudar Geografia vai pagar o mesmo que um estudante de Medicina? Sim, quer dizer exatamente isso.
Quando custa a graduação em Portugal
Feitas as considerações iniciais, agora vamos ao que todo mundo quer saber. Quanto custam as melhores universidades de Portugal?
De acordo com Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), nas universidades públicas, para o ano letivo de 2023-2024, o valor máximo da anuidade (ou seja, a propina, como é chamada no país) não pode ser superior a 697 euros. Isso equivale, então, a R$ 3.800, em média. Por ano, ok? E esse valor, geralmente, é pago em 10 prestações – e não 12, como é comum no Brasil.
Mas, atenção: essa propina vale apenas para estudantes nacionais. Para estudantes internacionais a tabela é outra, mais cara. Contudo, há um adendo.
Para estudantes da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (como é o caso do Brasil), o preço pode ser mais interessante. Segundo informações da Universidade do Porto, esses alunos podem ter até 45% de desconto sobre o valor aplicado aos estudantes internacionais.
Quem é considerado estudante nacional em Portugal
Outro detalhe importante é que estudante nacional, em Portugal, não é apenas quem tem nacionalidade portuguesa.
A Universidade do Porto esclarece os critérios. Para ser estudante nacional em Portugal é preciso:
- Ter nacionalidade portuguesa ou de outro país da União Europeia (UE);
- Ter dupla nacionalidade – de um Estado-membro da UE (que não Portugal) e de um Estado extracomunitário (ex.: Brasil) – e optar pela primeira no momento da candidatura;
- Residir há mais de dois anos em Portugal, de forma ininterrupta, em 1° de janeiro do ano em que quer ingressar no ensino superior (não conta o tempo de residência com visto de estudos);
- Ser familiar de portugueses ou de nacionais de um Estado-membro da UE, independentemente da sua nacionalidade;
- Ter pais residentes em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1° de janeiro do ano em que quiser ingressar no ensino superior;
- Ser beneficiário, em 1° de janeiro do ano em que quiser ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado português e o Estado de que você tem nacionalidade. Sim, brasileiros podem pedir esse estatuto;
- Frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa ao abrigo de um programa de mobilidade ou acordo de intercâmbio.
Quanto custa estudar na Universidade de Lisboa?
A Universidade de Lisboa segue a orientação da DGS. Portanto, o valor anual da graduação (Licenciatura e Mestrado Integrado) é de exatos 697 euros, seja para Medicina, seja para Filosofia ou Engenharia, por exemplo.
E para estudantes internacionais quanto custa uma faculdade em Portugal? Aí, como dissemos, a tabela é outra e o valor varia de acordo com o curso e a faculdade.
O Mestrado Integrado em Medicina (que é equivalente à graduação em Medicina do Brasil), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, por exemplo, custa 12.000 euros por ano. Ou seja, algo em torno de 65 mil reais anuais – ou R$ 5.400 por mês (considerando 12 meses de pagamento). Já um curso no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas custa 3.500 euros por ano.
Para estudar Direito na ULisboa, um estudante nacional paga aqueles 697 euros anuais enquanto o estudante internacional vai pagar 3.000 euros.
Quanto custa o mestrado na Universidade de Lisboa?
Para cursos de mestrado, os valores são mais variados, mesmo para estudantes nacionais. O primeiro ano de mestrado em Design de Produto, por exemplo, custa 2.000 euros.
Nos anos seguintes, a propina fica em 1.500 euros. Estudantes internacionais pagam pelo mesmo curso 3,5 mil euros no primeiro ano e 2.500 euros nos anos seguintes.
Para fazer mestrado em Biologia Molecular, o estudante nacional precisa desembolsar 1.400 euros por ano. Para Engenharia Informática, 1.060 euros. Porém, se o estudante nacional quiser um mestrado em Ciências Empresariais, terá de pagar por ano nada menos do que 5.000 euros.
E o estudante internacional? Para o doutorado (chamado doutoramento em Portugal), a maior parte dos cursos custa entre 2.750 euros e 3.000 euros no primeiro ano. Há exceções, claro, como o doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química, que custa 6.350 euros no primeiro ano e 2.750 nos restantes.
Aqui está o link para pesquisar as propinas da ULisboa para o curso que você pensa em fazer.
Quanto custa estudar na Universidade do Porto?
Vamos lá. Para estudantes nacionais, o custo da graduação é também de 697 euros por ano para todos os cursos.
Agora, vamos imaginar que você seja um brasileiro (sem qualquer nacionalidade europeia ou residência em Portugal) e queria estudar Engenharia de Ambiente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Quanto você teria de pagar por ano para isso? Como estudante da CPLP, você pagaria 3.300 euros por ano – ou seja, algo em torno de 18 mil reais divididos em 10 vezes.
Em geral, a graduação na Universidade do Porto custa entre 3.500 euros e 8.000 euros para estudantes internacionais. Os mestrados variam entre 5.000 euros e 10.000 euros, aproximadamente. E os doutorados costumam ficar entre 6 mil euros e 8.500 mil euros. Também de forma aproximada. Você pode acessar os valores de cada curso neste link.
Quanto custa estudar na Universidade do Minho
Saindo um pouco de Porto e Lisboa, vamos considerar a Universidade do Minho, que tem faculdades em Braga e Guimarães.
Então, quanto custa uma faculdade em Portugal na região Norte? Para estudantes nacionais, 697 euros por ano. Para estudantes da internacionais (incluindo CPLP), o preço pode variar entre 872 euros a 6.500 por ano.
E quanto custa um mestrado ou doutorado nessa instituição? Isso depende do curso, mesmo para estudantes nacionais. Para eles, o valor fica entre 1.250 euros e 2.750, com exceção do Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação nas Profissões da Saúde, que custa 6.500 euros. Para estudantes CPLP, os preços começam em 1.750 euros.
Gostou da ideia? Saiba também o que é preciso fazer para morar em Portugal.