Coach ou planejador financeiro: entenda as diferenças e saiba qual escolher

Profissões têm atividades complementares, mas são diferentes e você precisa entender o que esperar de cada um

Planejador financeiro ou coach? Profissões são diferentes, mas ambas podem ser úteis para a sua vida financeira. Foto: Freepik
Planejador financeiro ou coach? Profissões são diferentes, mas ambas podem ser úteis para a sua vida financeira. Foto: Freepik

De cada 10 brasileiros, 8 estão endividados, de acordo com pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Diante desse cenário, muitos podem precisar de auxílio profissional para colocar as contas em dia. Mas a quem recorrer? Coach, como muitos que estão nas redes sociais, ou um planejador financeiro?

Wanessa Guimarães é planejadora financeira, certificada CFP pela Planejar, e sócia da HCI Invest. Para ela, ambos os profissionais têm habilidades que podem ser úteis. No entanto, há diferenças tanto em termos de certificações quanto em focos de atuação profissional que precisam ser observadas.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para que serve um planejador financeiro?

De acordo com Wanessa Guimarães, “o cliente deve procurar um planejador financeiro se precisar de uma análise detalhada da sua situação financeira, elaboração de estratégias para atingir objetivos específicos e recomendações detalhadas sobre investimentos, impostos e seguros”.

Ou seja, o planejador financeiro tem entre as suas habilidades a elaboração de um plano de ação, estruturado e técnico. Para esse objetivo, o profissional utiliza ferramentas e faz uma análise completa da situação financeira daquele cliente e das rotas possíveis de ação.

Há algumas tarefas que o planejador financeiro supre e que não estão no escopo de um coach. Por exemplo, planejar investimentos e aposentadoria, dar consultoria tributária, gestão de patrimônio e sucessão e orientação para financiamentos e dívidas complexas.

Quem pode ser um planejador financeiro?

Tanto planejadores financeiros quanto coaches passam por formação para atuarem em suas áreas. A diferença, no caso do planejador financeiro, é se trata de uma atividade regulada. Portanto, em que são exigidas certas formações e certificações para atuar profissionalmente.

“Os planejadores financeiros frequentemente possuem certificações e credenciais reconhecidas, como a Certified Financial Planner (CFP), Chartered Financial Analyst (CFA) ou outras certificações profissionais que exigem exames rigorosos e manutenção contínua de educação”, explica Wanessa Guimarães.

Quais as diferenças do coach para o planejador financeiro?

Nos últimos anos, a atividade de coach se popularizou no Brasil e no mundo. Coach significa “treinador” em inglês. Ou seja, é uma atividade relacionada a acompanhar de perto o cliente e treinar determinadas habilidades.

Para Wanessa Guimarães, o diferencial de um coach financeiro pode ser o de ajudar a desenvolver habilidades emocionais que possuem conexão com uma vida financeira saudável.

“O coaching tende a ser mais orientado a processos, com ênfase em habilidades de tomada de decisão e autocontrole”, diz a sócia da HCI Invest. “É uma abordagem mais centrada no cliente e menos estruturada em relação a análises financeiras específicas”, prossegue.

Não há certificações obrigatórias para coaches. Embora os profissionais mais experientes costumem buscar formações de referência na área, como a da International Coach Federation (ICF).

Para ela, Wanessa, um bom coach financeiro deve ter habilidades de comunicação, empatia e experiência em ajudar pessoas a superar barreiras pessoais.

Há profissionais que trabalham como coach que têm formações na área de saúde mental. São psicólogos, por exemplo. No entanto, como dissemos, a atividade de coach não é regulamentada e não se exige nenhuma formação específica.

Por isso, é importante, explica Wanessa Guimarães, entender o momento em que as demandas devem ser tratadas com um profissional de saúde mental, caso o coach não possua essa formação.

Por exemplo, ela cita traumas e crenças profundas ligadas ao dinheiro, comportamentos compulsivos e impulsivos, problemas de saúde mental com origem nas finanças e questões de terapia familiar.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS