O que o investidor brasileiro pode aprender com a Argentina?

Vim para Buenos Aires para ver o que os argentinos fazem para se proteger da hiperinflação

O Obelisco de Buenos Aires, monumento turístico localizado na 9 de julho, a avenida mais movimentada da capital da Argentina. - Foto: Pixabay
O Obelisco de Buenos Aires, monumento turístico localizado na 9 de julho, a avenida mais movimentada da capital da Argentina. - Foto: Pixabay

A inflação é um dos principais temas de investimentos. Inflação é uma constante preocupação de estrategistas no Brasil e em qualquer lugar do mundo, seja nos Estados Unidos ou em países da Europa. Quanto a inflação fica sem controle, é necessário que o investidor busque alternativas para conseguir ter ganho real e, assim, não ver o dinheiro poupado perder valor.

Exatamente para ver o que os argentinos fazem para se proteger da hiperinflação que estou aqui em Buenos Aires.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O ano de 2022 acabou com o índice de inflação anual na Argentina batendo na casa dos 100%. Se o investidor não toma iniciativa, esse alto percentual acaba com o poder de compra dele.

A busca por dólares e pela compra de imóveis têm sido a principal arma dos argentinos contra a hiperinflação, segundo o livro que comprei aqui em Buenos Aires, chamado “Somos Nosotros”, publicado em 2022, pelo jornalista argentino Willy Kohan.

O autor Willy Kohan conta que, quando a primeira edição deste livro estava para ser impressa, a Argentina viu passar três ministros da Economia em menos de trinta dias.

Há uma lista de dezenas de palavras e expressões que fazem parte deste dicionário argentino da inflação: dólar, corridas, desvalorização, duplicação, controle cambial, dívida, inadimplência, FMI, subsídios, inflação, déficit, impostos. Vale a pena aprender com a experiência argentina, como você pode ver no vídeo que eu gravei e que está logo abaixo:


A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS