Com o que os jovens gastam?

Atualmente, entre os maiores consumos da Geração Z estão transporte por aplicativo, mercados e fastfoods

No Dia do Consumidor, levantamento mostra no que a geração Z mais gasta. - Ilustração: Inteligência Financeira
No Dia do Consumidor, levantamento mostra no que a geração Z mais gasta. - Ilustração: Inteligência Financeira

Você sabe qual o perfil de consumidor da geração Z?

Bom, segundo levantamento divulgado pelo Itaú Unibanco nesta quarta-feira (15), Dia do Consumidor, os nascidos entre 1995 e 2010, gastam mais com aplicativo de transporte, mercado e com fastfood.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O estudo analisou compras em cartão de crédito e por Pix feitas de CPF para CNPJ entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, comparadas com o mesmo período do ano anterior.

E veja só: as compras no cartão de crédito aumentaram em 30%. Mas, no Pix, o aumento foi de 83%.

Os maiores consumos da Geração Z

Entre os gastos, aplicativos de transportes lideraram o consumo, com cerca de 14% das transações de cartões de créditos destinadas a este serviço. Em seguida, o consumo da geração Z é maior com:

  • Mercado (11%);
  • Fastfood (9%);
  • Loja de conveniência (5%);
  • Postos de combustíveis (5%). 

Por outro lado, dois segmentos opostos também obtiveram grande crescimento de consumo: o de jogos e o de sites de emprego.

A compra de jogos eletrônicos e de videogames cresceu 519%. Enquanto sites de emprego, como assinatura do LinkedIn, cresceram 403% no mesmo período entre 2022 e 2023. 

A pesquisa ainda mostra que 36% das compras são online e, quando feitas presencialmente, 38% dos consumidores utilizam a tecnologia de aproximação. Por outro lado, quando consideramos todas as idades, o número cai para 31% de compras online e 28% utilizando a tecnologia de aproximação.

“Os jovens tendem a adotar novidades rapidamente e isso não tem sido diferente no setor de pagamentos. E vemos um espaço de evolução relevante conforme essa geração passa a ter um poder de consumo mais alto e necessidades de vida ampliadas. Apesar de ainda representar o menor pedaço entre todas as gerações, os jovens da geração Z são uma fatia cada vez mais importante, que vai liderar a forma como o mercado se transformará nos próximos anos”, afirma Mario Miguel, diretor de cartões e pagamentos do Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4).

Colaboração: Daniel Navas

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS