5 dicas para ter independência financeira: veja o que recomendam os especialistas

Ter independência financeira é um processo que requer paciência e dedicação

Para saber como ter independência financeiro é preciso estar atento aos seus gastos e investimentos. A recompensa, no entanto, vale a pena. Foto: Freepik
Para saber como ter independência financeiro é preciso estar atento aos seus gastos e investimentos. A recompensa, no entanto, vale a pena. Foto: Freepik

A busca para saber como ter independência financeira movimenta pessoas de todas as idades. Ter condições de custear seus gastos fixos sem depender de outras fontes de renda é um dos grandes objetivos financeiros, trazendo liberdade e autonomia. Mas o que fazer para chegar lá?

Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças, e Simone Carvalho Santos, planejadora CFP e CEO do grupo Nano, dão dicas para você saber como ter independência financeira. Veja só!

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

1 – Gaste menos do que ganha

Para se tornar independente financeiramente você precisa conseguir juntar recursos que te permitam custear seus gastos por um longo período. A menos que você ganhe na Mega Sena, o que é altamente improvável, isso não será possível a menos que você se planeje para gastar menos do que você ganha.

Portanto, pegando essa “sobra” para poupar e investir. Assim, logo, formando esse patrimônio que servirá de garantia da sua independência financeira.

2 – Busque conhecimento para ter independência financeira

Educação financeira é uma importante ferramenta para quem quer ter independência financeira. Isso uma vez que ao buscar esse conhecimento você terá acesso a uma série de saberes e estratégias que te ajudarão a otimizar seus gastos, poupar mais e investir melhor.

3 – Invista regularmente e confie nos juros compostos

Não gastar tudo que ganha e guardar dinheiro é um passo importante, mas se não investir o dinheiro que sobra você perderá um grande potencial de crescimento dos valores ao longo do tempo. Simone Carvalho Santos cita, por exemplo, os juros compostos.

Ao deixar os valores investidos por longos períodos, ou reinvestir o que você receber de rendimento dos seus investimentos, você permitirá que esse dinheiro se multiplique por um tempo. São os juros sobre juros, ou seja, os juros compostos.

4 – Forme uma reserva de emergência

Por melhor que se faça o planejamento financeiro, imprevistos acontecem. É da vida. Para evitar que esses imprevistos desorientem seu plano de ter independência financeira, você deve ter uma reserva de emergência.

Ou seja, você deve se planejar para ter de fácil acesso um valor que corresponda a meses dos seus gastos recorrentes. Assim, caso algo aconteça, seja a perda de um emprego ou outro fator, você estará segura e seguro para manter seu planejamento por esse período.

5 – Diversifique e busque renda passiva para ter independência financeira

Uma vez que você tenha uma reserva de emergência é a hora de diversificar. Especialistas reforçam a importância de uma carteira diversificada, para que a sua independência financeira não dependa de um único produto de investimento.

No caso de quem mira ser financeiramente independente, é ainda mais importante inserir na carteira com o tempo produtos que ofertem renda passiva. Por exemplo, ações que pagam dividendos, fundos imobiliários e a própria compra de imóveis. Tudo, no entanto, sempre observando seu perfil de investidor e tolerância a riscos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS