Investimentos: 5 livros que vão mexer com o seu jeito de pensar em dinheiro
Cada obra traz um olhar distinto sobre finanças e você pode aprender muito com cada uma delas
O megainvestidor Warren Buffett passa pelo menos seis horas por dia lendo – e não estamos falando de balanços de empresas. Para Buffett, o conhecimento é como os juros compostos: eles têm o poder de enriquecer as pessoas. É claro que você não precisa seguir à risca os passos do bilionário Warren Buffett, considerado por muitos o maior investidor de todos os tempos. Mas o hábito da leitura é um passo importante para a educação financeira. Para te orientar nesta jornada, trouxemos 5 livros sobre investimentos que vão dar um empurrãozinho extra na sua motivação.
1. O investidor inteligente (Editora Harper Collins)
Vamos começar nossa lista com uma indicação do próprio Buffett. Então, em “O investidor inteligente”, o economista e investidor Benjamin Graham fala sobre a inteligência sob outro ponto de vista. Esqueça o QI alto. O investidor inteligente, segundo o autor, é aquele que combina educação financeira, visão de longo prazo e sabe controlar suas emoções. Graham ainda fala sobre o mercado de investimentos como um todo, suas incertezas e como fazer melhores escolhas a partir de alguns princípios básicos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
2. Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida (Editora Objetiva)
E então, qual é a influência do acaso na sua vida? Esse é o tema central do livro de Nassim Taleb, um dos maiores influenciadores do mercado financeiro mundial. Taleb defende que o que transforma as pessoas em sucesso, na maioria das vezes, é a sorte. No mercado financeiro, segundo ele, isso é ainda mais evidente. Assim, o estatístico fala sobre profissionais desse meio e a forma como o acaso influenciou na trajetória deles. Também discute sobre a maneira como encaramos essas experiências, como usar isso a seu favor e ainda faz um alerta sobre receitas mirabolantes e métodos infalíveis de investimento – que não existem.
3. Fora da curva (Editora Portfolio-Penguin)
Ainda entre os livros de investimentos, o Fora da curva reúne depoimentos de dez gestores e personalidades do mercado financeiro, como o co-CEO da GP Investimentos, Antônio Bonchristiano; um dos fundadores do Banco Pactual (atual BTG) André Jakurski; e do fundador da gestora Dynamo, o economista Pedro Damasceno, morto por um enfarte em 2017. Ali você vai encontrar a trajetória de cada um deles, incluindo sucessos e fracassos. Uma leitura para quem quer tirar insights de histórias reais e saber mais sobre o histórico desses executivos – cada um com seu perfil e jeito de pensar.
Últimas em Planejamento financeiro
4. Investimentos inteligentes (Editora Sextante)
Por outro lado, investir pode ser menos sofrido do que muitos imaginam. Neste livro, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi fala sobre as qualidades de um bom investidor e mostra como investir. Cerbasi também mostra a importância de ter uma estratégia, saber negociar e também de conhecer os principais indicadores da economia. É uma boa leitura para quem quer começar a investir, mas ainda não sabe como.
5. Rápido e devagar (Editora Objetiva)
Já no livro Rápido e devagar, o autor e especialista em economia comportamental, Daniel Kahneman, afirma que o ser humano tem duas formas de pensar. Uma é rápida, emocional e intuitiva. A outra mais racional, lenta e lógica. De acordo com ele, é preciso entender esses lados para saber usar a estratégia certa em cada momento. Kahneman propõe que você deve se proteger de “falhas mentais”, como o excesso de confiança. O que vale inclusive para os investimentos.