Black Friday: quais são os desafios dos empreendedores em um dos principais eventos do varejo?
Pesquisa mostra que o equilíbrio entre operação e planejamento pode melhorar resultado de vendas neste fim de ano
A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano, movimentando significativamente o comércio e o varejo. Para pequenas e médias empresas (PMEs), a data é uma oportunidade valiosa para alavancar negócios e conquistar espaço no mercado. No entanto, superar os desafios enfrentados por empreendedores brasileiros pode ser o diferencial para aproveitar essa chance.
De acordo com a pesquisa “Cabeça de Dono”, do Itaú Empresas e realizada pelo Instituto Locomotiva, muitos líderes de PMEs estão sobrecarregados com atividades operacionais. Isso reduz o tempo disponível para o planejamento estratégico.
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Além disso, a falta de especialização ou redes de apoio agrava esse cenário. A pesquisa mostra que 42% dos entrevistados centralizam decisões estratégicas de pelo menos uma área do negócio, enquanto 35% acumulam também a execução das tarefas cotidianas em alguma função.
“A Black Friday exige organização e planejamento, mas muitos empreendedores acabam presos no operacional e não conseguem focar na estratégia, comprometendo os resultados esperados. O levantamento aponta que o envolvimento desses líderes é intenso: 80% participam das decisões e 77% da execução na área de vendas e atendimento ao cliente. No marketing, 68% decidem e 65% atuam diretamente nas tarefas diárias. Além disso, 69% relataram dificuldade em inovar e lançar novos produtos”, destaca Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para empresas do Itaú Unibanco. “É justamente nesse período que investir em criatividade, inovação e digitalização pode fazer toda a diferença.”
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Principais desafios dos empreendedores
A pesquisa identificou que 83% dos entrevistados enfrentam dificuldades para aumentar o faturamento, enquanto 82% apontam desafios relacionados ao cenário externo, como crises econômicas e oscilações de mercado. Outros desafios incluem:
- Gestão financeira: 79% têm dificuldade em manter uma reserva e 77% em reduzir depesas.
- Concorrência: 77% relatam problemas para lidar com competidores.
- Marketing e vendas: 73% encontram obstáculos em desenvolver estratégias eficazes.
- Inovação: 69% têm dificuldade em lançar novos produtos.
Esses fatores mostram que o apoio especializado pode fortalecer os negócios, principalmente em períodos estratégicos como a Black Friday. “Planejamento é fundamental em qualquer época, mas, durante datas como a Black Friday, um plano tático bem estruturado é essencial. Ele deve considerar fatores como segmento, público-alvo, canais de vendas e estratégias de e-commerce,” complementa Russomanno.
Estratégias para a Black Friday
De acordo com o levantamento, um diferencial que muitos empresários negligenciam é a experiência do cliente. Com o aumento das vendas digitais, garantir uma experiência satisfatória é essencial — desde uma navegação eficiente em plataformas online até agilidade nas transações em lojas físicas, utilizando maquininhas e sistemas atualizados.
“Toda preparação para a Black Friday deve ser contínua, com melhorias e inovações aplicadas ao longo do ano. Esses momentos de alta nas vendas testam as operações e oferecem aprendizados importantes, como tendências econômicas, picos de volume e segurança nas transações,” explica Russomanno.
Para ajudar os clientes a maximizar suas vendas, o Itaú oferece soluções robustas de pagamento com monitoramento em tempo real e tecnologia avançada para garantir maior estabilidade do sistema. Adriano Tchen, diretor de tecnologia da Rede, ressalta: “Com mais de 1,5 milhão de maquininhas ‘laranjinhas’ em operação e R$ 228,4 bilhões processados no terceiro trimestre, estamos preparados para atender às altas demandas da Black Friday, sempre focados nas necessidades dos nossos clientes.”
Pix e novas tecnologias
O Pix continua ganhando espaço como forma de pagamento preferida pelos brasileiros. Na Black Friday de 2023, de acordo com o estudo, houve um aumento de 29% no uso da ferramenta em relação ao ano anterior. Este ano, o Pix por aproximação, lançado recentemente, deve levar ainda mais comodidade e eficiência, tanto para consumidores quanto para varejistas.