Quer empreender? Confira 5 dicas para iniciar um negócio
Saiba como começar esse processo com o pé direito quando o assunto é dinheiro
Iniciar um negócio é uma tarefa desafiadora em diversos aspectos. E manter as finanças equilibradas é um deles. “Empreender é sempre um grande desafio. Ainda mais no Brasil, que temos uma carga tributária bem alta e um sistema um tanto quanto complexo. No entanto, o empreendedorismo no país por meio das micro, pequenas e médias empresas são o motor da economia do ponto de vista de geração de oportunidades”, ressalta Carlos Castro, planejador financeiro CFP certificado na Planejar.
Porém, segundo a Serasa Experian, cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em janeiro de 2024. Já o Desenrola Pequenos Negócios superou R$ 2,1 bilhões em renegociação de dívidas no início de julho. Pensando nisso, separamos algumas dicas para iniciar um negócio e manter uma boa relação com o dinheiro.
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5 dicas para iniciar um negócio
1. Comece pelas dívidas
Um dos mais importantes passos para quem deseja empreender é reduzir ou até quitar dívidas antigas. Pode parecer óbvio, mas grande parte dos brasileiros hoje tem contas atrasadas. “Quem começa a empreender passa a sofrer muito mais com a sazonalidade e imprevisibilidade de entrada de renda. Por isso, reduzir esse risco de inadimplência é primordial. Principalmente as dívidas mais caras”, explica Carlos.
2. Tenha uma reserva de segurança
Entre as principais dicas para iniciar um negócio está a criação de um “colchão de segurança”. Ele nada mais é do que uma reserva financeira guardada para eventualidades, imprevistos ou para meses mais difíceis.
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“Até que o empreendimento gere resultado, a manutenção de custo e padrão de vida vem do dinheiro guardado. O conceito de reserva financeira também vale para o empreendimento, formando o caixa. Muitas empresas não prosperam pois não tem esse caixa”, explica Carlos. O ideal é que o montante seja de 6 a 12 vezes os gastos mensais.
3. Evite surpresas na contratação de funcionários
Ao abrir uma empresa, é comum surgirem muitas dúvidas. Os processos e a documentação para a contratação de funcionários é uma delas. Thays Brasil, advogada trabalhista e sócia no Feltrin Brasil Tawada Advogados, explica que é importante saber quais documentos podem ou não ser exigidos para evitar constrangimentos e penalidades.
“Documentos discriminatórios, como atestados de gravidez, esterilização, exames de HIV/AIDS e certidão do Serasa, são proibidos”, explica. Além disso, a entrega de atestados médicos deve passar por um regulamento interno ou norma coletiva. Já o controle da jornada de trabalho é obrigatório para empresas com mais de 20 empregados.
4. Tenha um plano muito bem desenhado
Ter um planejamento pessoal e empresarial é fundamental nessa jornada. “É preciso ter os dois planos muito bem montados. Olhando o que são as despesas e o tamanho da reserva necessária. Além disso, é importante ter uma visão da necessidade de caixa da empresa. Esse planejamento precisa ser separado, para que a operação do empreendimento comece sem bagunça entre as contas. É muito comum misturar tudo, o que gera um problema lá na frente”, ressalta Carlos.
5. Estude sobre o tema
Tão importante quanto organizar as contas antes de empreender é estudar a fundo as finanças empresariais. Segundo Carlos, isso inclui entender termos comuns no mercado, como contrato, faturamento, receita, margem de contribuição, um custo de vendas e despesa operacional. “Muitos dos negócios não prosperam porque as pessoas não têm uma visão muito clara de como administrar financeiramente a empresa. Não basta apenas ter uma boa ideia. O mais desafiador é o investimento em conhecimento de finanças empresariais”.