Deu preguiça de fazer a declaração? Então veja como usar o modelo pré-preenchido

Você só precisa conferir, corrigir e completar os dados

- Ilustração: Renata Miwa
- Ilustração: Renata Miwa

A declaração pré-preenchida para o Imposto de Renda 2023 estará disponível em todas as plataformas da Receita Federal, ou seja, no programa da declaração, no app Meu Imposto de Renda e no e-CAC a partir do dia 15 de março. Para utilizar essa opção, porém, é preciso ter certificado digital, login nível prata ou ouro no portal Gov.br. Vale lembrar que a Receita Federal libera nesta quinta-feira (9) o programa gerador da declaração deste ano (ano-base 2022).

O que é a declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida é a opção em que dados de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais de declarações fornecidos por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias são automaticamente importados para a sua declaração. Ou seja: em vez de digitar todas as informações que estão nos seus informes, você precisa apenas conferir, corrigir e complementar (se for o caso) os dados que vêm pré-preenchidos. Vale ressaltar que a Receita deixa bem claro que a responsabilidade sobre a correção de todos os dados da declaração – inclusive os da declaração pré-preenchida – é do contribuinte.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Quais dados são importados na declaração pré-preenchida?

A declaração pré-preenchida importa dados de:
• informações pessoais do Cadastro de Pessoas Físicas da RFB;
• informações existentes na declaração de 2022 do próprio contribuinte (dados de identificação, dependentes, fontes pagadoras, pagamentos, bens e direito);
• informações prestadas por meio de apresentação de diversas declarações como Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob), Declaração de Serviços Médicos (DMED), e-Financeira e Carnê-Leão.

Como fazer a declaração pré-preenchida

Para utilizar a declaração pré-preenchida, você precisa basicamente seguir estes dois passos:

  • na tela inicial do programa da receita, clique em “nova” e selecione a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-preenchida”;
  • ao ser redirecionado para o gov.br, complete os dados para login para que sua declaração seja conectada à conta gov.br.

Está feito. Um detalhe importante é que para obter dados pré-preenchidos dos dependentes é preciso que eles concedam uma procuração eletrônica ao CPF do titular da declaração.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS