Sua declaração já pode estar na malha fina; veja como consultar pendências

Enquanto você não se acertar com a Receita Federal, sua restituição não cai na conta

De acordo com o Fisco, das 45.481.689 declarações enviadas neste ano, 1.474.527 ficaram presas na malha fina - (Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency)
De acordo com o Fisco, das 45.481.689 declarações enviadas neste ano, 1.474.527 ficaram presas na malha fina - (Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency)

Sua declaração do Imposto de Renda 2024 já pode estar na malha fina e você nem está sabendo. Pior: enquanto a declaração não sair da malha fina, a restituição também não cai na conta. Mas, para te ajudar a resolver esse problemão, vamos te mostrar como consultar eventuais pendências na declaração. E o que é melhor: o passo a passo para sair da malha fina.

Como saber se a declaração tem pendências

O primeiro passo é acessar o portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para acessar o portal é preciso ter uma conta gov.br do nível prata ou ouro (contas que oferecem maiores níveis de segurança).

Acesse “Meu Imposto de Renda”

Já no portal e-CAC, acesse o link “Meu Imposto de Renda”.

Últimas em Imposto de Renda

Confira a situação da declaração do Imposto de Renda

Ao clicar em “Meu Imposto de Renda”, vão aparecer as todas as informações relativas a todas as declarações que foram entregues nos últimos anos.

1) Declaração sem pendência

No exemplo a seguir, o contribuinte entregou todas as declarações e está em dia com as obrigações com a Receita Federal.

A declaração de 2024 não tem nenhuma pendência. E, melhor ainda: já está em fila de restituição.

2) Declaração com pendência

Neste exemplo, porém, a consulta de pendências da declaração mostrou que a situação do contribuinte não está boa.

Afinal, ele entregou sua declaração mas o processamento foi interrompido porque surgiram pendências. Quando isso acontece, é porque a declaração caiu na malha fina.

Para saber quais os problemas com a declaração, clique em cima da declaração com problemas. O sistema irá abrir um novo campo, onde se observa quais foram os problemas encontrados com a declaração.

Neste caso, a Receita encontrou problemas com as despesas médicas do titular e também de seus dependentes.

Aliás, os motivos mais comuns para cair na malha fina são a omissão de rendimentos do contribuinte e de seus dependentes e também a dedução indevida de despesas médicas.

O que fazer se a declaração tem pendências e está na malha fina?

Se a declaração tiver pendências, o contribuinte precisa corrigir essa declaração para que ela siga o processamento e saia da malha fina.

Para corrigir a declaração, é preciso entregar uma declaração retificadora. Veja como fazer uma declaração retificadora para corrigir erros.

Desse modo, com as pendências resolvidas, a declaração sairá da malha assim que a declaração retificadora for processada.

E se a declaração não tiver erro ou omissão?

Nesse caso, o contribuinte tem dois caminhos:

  • Aguardar que a Receita envie uma intimação ou notificação ou;
  • Apresentar, a partir de 2 de janeiro de 2025, a documentação que comprova as informações declaradas, por meio do Processo Digital.

Ainda tem dúvidas sobre o Imposto de Renda 2024? Mande sua pergunta e tenha a chance de ver a resposta publicada na Inteligência Financeira. Fale conosco por aqui.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS