Como declarar consórcio no IR 2025?

É obrigatório declarar consórcio no Imposto de Renda mesmo antes da contemplação

Se você paga um consórcio precisa declará-lo no Imposto de Renda 2025, mesmo que ainda não tenha sido contemplado. Mas como declarar consórcio no Imposto de Renda? E mais, quais erros nessa declaração podem te levar para a malha fina?

O primeiro é simples: não declarar. “Mesmo antes da contemplação, é obrigatório informar os valores pagos”, afirma Caio Gil, diretor administrativo da Unifisa, administradora de consórcios.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ao declarar, você permite que a Receita Federal acompanhe a evolução patrimonial e entenda que seu orçamento “faz sentido”. “A falta de informações pode levar a erros que, além de gerar inconsistências na declaração, podem resultar em notificações e até malha fina”, completa.

Os outros dois grandes erros dos contribuintes, de acordo com o especialista, são declarar os gastos como despesas dedutíveis e informar o bem antes da contemplação.

Últimas em Imposto de Renda 2025

No primeiro caso, o equívoco é basicamente porque os gastos com consórcio não podem ser deduzidos. No segundo, porque o consórcio por si não representa, ainda, a posse de um bem.

Como declarar consórcio no Imposto de Renda?

  • Abra a ficha ‘Bens e Direitos’
  • Informe primeiro o código 99, ‘Outros Bens e Direitos’
  • Selecione a opção 05, ‘Consórcio não contemplado’

No campo de descrição você deve colocar o CNPJ da administradora, o número da cota e os valores pagos até o momento juntamente com as parcelas pagas. Por fim, nos campos de situação patrimonial, você deve colocar quanto tinha pago até 31/12/2023 e depois até 31/12/2024.

Declaração do Imposto de Renda 2025

A declaração do Imposto de Renda 2025 começou no dia 17 de março e vai até 30 de maio. Para declarar, você deve baixar o programa para computadores ou aguardar até 1º de abril para fazer online pelo celular.

Devem declarar todas as pessoas que, entre outras exigências, tenham rendimentos tributáveis de mais de R$ 33.888,00. Confira todos os critérios que obrigam a declaração neste link.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS