O que é um agente autônomo de investimentos?

Esse profissional pode te ajudar a fazer boas escolhar na sua carteira de investimentos. Saiba mais no Glossário IF

Agente autônomo de investimento: como ele ajuda na hora de investir | Inteligência Financeira

Quem aí não gosta de um agente secreto, hein? Charmoso, ágil e inteligente… Pois então! A vida financeira também tem o seu agente: eles são conhecidos como AAIs (pode falar A.Is) ou agentes autônomos de investimento. E para você ficar atualizado, eles estão mudando o nome para “agente de investimentos” ou “assessores de investimentos”.

Tá bom, nem todos são espiões cheios de charme, mas o importante é que eles, e também elas, manjam tudo de investimentos. E esse é nosso tema de hoje.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Como eu já falei, o agente autônomo de investimento é aquela pessoa que pode trabalhar sozinho ou formar um escritório com vários agentes. E a pergunta que vem à mente é: mas por que eu preciso de um assessor de investimentos?

Eu posso conhecer muito bem os investimentos e, por isso, escolho fazer todas as movimentações da minha carteira sozinha. Mas tem gente que curte a ajuda dos agentes, sim. E até precisa deles, que apontam qual caminho seguir no mundo do dinheiro.

O agente autônomo de investimentos te ajuda a fazer as melhores escolhas

Isso porque eles aproximam os clientes dos diferentes investimentos e dão um atendimento mais personalizado. E você pode fazer perguntas, ter trocas sobre o que acha que quer e o que ele recomenda. Pode te fazer sentir mais seguro na tomada de decisões.

Só que tem um detalhe: esse agente pode ter seu time já bem definido e te mostrar só alguns ativos. Isso porque os agentes são credenciados em corretoras e costumam ser fiéis, já que é através delas que têm acesso ao mercado financeiro.

Aliás, quem paga o agente não é você, é a própria corretora por uma taxa em cima dos produtos que ele recomendou. De qualquer forma, sempre antes de fechar negócio, tire todas suas dúvidas pra ver se o que foi recomendado tem a ver com seu perfil, que é uma coisa que os assessores já fazem, mas você também tem que fazer sua parte, sacou? Faça todas as perguntas que vierem na cabeça pra você ter certeza que a recomendação te deixou seguro. E assim, com o passar do tempo, você e seu agente vão se entendendo, alinhando, e a confiança nasce.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS