Tesouro Direto agora pode ser usado como garantia de operações financeiras
Primeiro produto do TD Garantia será o uso como caução em contratos de aluguel imobiliário
A B3, o Tesouro Nacional e o Banco Central anunciaram nesta segunda-feira (25) o TD Garantia. O serviço permite que o investidor pessoa física utilize títulos do Tesouro Direto como garantia em operações financeiras.
Entre elas estão aluguel imobiliário e empréstimo de forma prática e segura.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“A possibilidade de constituir ônus e gravames – o registro de um bem vinculando-o a um contrato – sobre títulos públicos visa fomentar o mercado de crédito. Garantindo uma alternativa segura para diversas operações financeiras”, diz a B3 em comunicado.
Então, conforme a operadora da bolsa brasileira, um dos diferenciais do TD Garantia é que a constituição dos ônus e gravames sobre os títulos do Tesouro Direto é efetuada no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).
Últimas em Finanças pessoais
O que viabiliza a emissão de certidão pelo Banco Central e proporciona maior segurança para a garantia concedida pelos investidores às instituições financeiras.
Tesouro Direto como garantia
Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, explica que agora os investidores terão a oportunidade de alugar imóveis utilizando os títulos do Tesouro Direto. Bem como realizar operações de crédito com o custo mais baixo e uma série de inovações que o mercado terá a oportunidade de explorar.
“Já temos iniciativas no mercado imobiliário e esperamos outras aplicabilidades nos próximos meses. Não há limites para o número de operações do mercado que podem ser impactadas com a utilização do TD Garantia”, diz Ceron.
Enquanto Luiz Masagão, head comercial e de produtos da B3, avalia que o lançamento do TD Garantia amplia o acesso ao crédito com redução de custo. Ao mesmo tempo em que muda a forma como os brasileiros enxergam seus investimentos.
“Esse primeiro caso de uso atrai todo o ecossistema do mercado imobiliário para o Tesouro Direto. Do inquilino, locatário aos corretores de imóveis, administradoras e instituições financeiras”, diz Masagão.
Loft e Warren lançam primeiro produto
Na apresentação da novidade, foi anunciado o primeiro uso do TD Garantia com a Loft e a corretora Warren. Assim, com o Garantia Investe, o investidor poderá usar títulos do Tesouro Direto custodiados na Warren como caução em contratos de aluguel intermediados pela Loft
“A possibilidade de inquilinos poderem aplicar os recursos da caução do contrato de aluguel no Tesouro Direto certamente vai atrair um novo público para esta modalidade de investimento, democratizando o acesso a investimentos mais rentáveis e modernos do que o título de capitalização ou a poupança – investimento em que hoje fica depositado a caução tradicional”, diz Mate Pencz, fundador e CEO da Loft.
Nesse sentido, os inquilinos poderão contratar a caução lastreada no Tesouro Direto por meio das imobiliárias parceiras da Loft, responsável pela integração tecnológica e conexão com a Warren, responsável pelo investimento.
“Dessa forma, o inquilino vai poder acompanhar o rendimento da sua garantia, como qualquer outro investimento, no seu celular, com segurança e transparência”, afirma Marcelo Maisonnave, sócio fundador da Warren Investimentos.
Outras novidades no Tesouro Direto
Dessa forma, o TD Garantia se alinha às recentes inovações introduzidas pelo Tesouro Direto que miram torna o investimento em títulos públicos ainda mais acessível e flexível. Desde 18 de novembro já é possível investir com valores abaixo do limite de R$ 30.
Além disso, o lançamento do Gift Card B3, previsto para o final do ano, permitirá que os investidores presenteiem títulos públicos a outras pessoas.