Cidadania italiana pode ficar mais cara em 2025; entenda o que pode acontecer

Proposta para criação de nova taxa para tirar a cidadania italiana está em discussão no parlamento italiano

Vista do Coliseu, em Roma, na Itália (Foto: Pixabay)
Vista do Coliseu, em Roma, na Itália (Foto: Pixabay)

O processo para tirar a cidadania italiana pode ficar mais caro em 2025. Isso porque o governo da Itália propôs um aumento na taxa para solicitar o reconhecimento por via judicial, que passará a ser de 600 euros (R$ 3,8 mil) por pessoa a partir de janeiro do ano quem. Atualmente, a taxa é de 545 euros por processo. A seguir, entenda a nova taxa da cidadania italiana.

Nova taxa para tirara cidadania italiana

A medida que cria a nova taxa da cidadania italiana está no Projeto de Lei Orçamentária de 2025. Ainda depende de aprovação parlamentar, mas já causa debates por eliminar a possibilidade de dividir custos entre familiares, o que pode encarecer significativamente os processos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Atualmente, o custo de um processo judicial é de 545 euros por ação, independentemente do número de requerentes. Com a nova regra, cada pessoa envolvida no processo deverá pagar a nova taxa.

De acordo com Nátali Lazzari, especialista em genealogia e diretora da Avanti Cidadania, consultoria jurídica que atua na emissão do documento, “essa mudança pode inviabilizar o sonho para muitas famílias, especialmente os ítalo-brasileiros, que tradicionalmente dividem os custos em processos conjuntos”.

Últimas em Finanças pessoais

“Este é um momento que demanda não apenas planejamento, mas também agilidade para quem já quer iniciar o processo. Com as mudanças propostas, os custos podem se tornar significativamente mais altos, especialmente para as famílias que antes podiam dividir esse valor. Antecipar-se é a melhor estratégia para evitar impactos financeiros”, afirma Nátali.

A proposta segue em discussão no parlamento italiano, com possibilidades de ajustes ou emendas até sua aprovação definitiva.

Como funciona hoje tirar a cidadania por via judicial

O processo para obter a cidadania italiana via judicial é considerado hoje o cenário ideal, de acordo com os especialistas. Isso porque não é necessário viajar para a Itália para obter o reconhecimento. A assessoria protocola na Itália o processo, o qual é avaliado na comuna onde nasceu o antepassado italiano.

Os requerentes podem acompanhar a solicitação por meio do aplicativo Giustizia Civile (Justiça Civil). A cidadania pode ser obtida, dependendo do número de solicitantes, em até 18 meses – quanto menos pessoas no processo, mais rápido é o resultado.

A vantagem principal, neste caso, é a possibilidade de dividir entre mais requerentes os custos do processo. Confira mais informações sobre como obter a cidadania italiana e tirar o passaporte.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Euro


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS