É hora de sair da poupança?
A queridinha dos brasileiros parece estar perdendo popularidade. Por que a poupança está rendendo tão pouco?
O assunto do Manhã Inteligente desta quinta (20) foi ela, a predileta dos brasileiros, mas que parece estar perdendo sua popularidade: a poupança. A modalidade está batendo recorde de retiradas em 2022. No primeiro semestre, os brasileiros sacaram R$ 50,49 bilhões a mais do que depositaram na caderneta, segundo o Banco Central.
É o volume mais alto desde o início da série histórica, em 1995. Só em junho deste ano os saques foram de R$ 3,7 bilhões a mais do que os depósitos. Para se ter uma ideia, no mesmo mês do ano passado, o saldo foi positivo. Tem algo mudando aí. Vale lembrar que o rendimento da poupança de janeiro até o dia 30 de junho foi de 3,58%, ou seja, abaixo da inflação.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Para falar mais sobre esse tema, Isabella Carvalgo conversa com Lucas Queiroz, estrategista do Research voltado para pessoa física do Itaú BBA. Por que a poupança está rendendo tão pouco? É o momento de sair dela? Saiba mais no Manhã Inteligente!