5 dicas para aumentar o score de crédito

Manter as contas em dia e renegociar dívidas não são as únicas maneiras de aumentar a pontuação

Segundo dados da Serasa Experian, uma boa pontuação no score está acima de 501 pontos, sendo a ideal acima de 701 pontos. (Foto: Freepik)
Segundo dados da Serasa Experian, uma boa pontuação no score está acima de 501 pontos, sendo a ideal acima de 701 pontos. (Foto: Freepik)

Um bom score de crédito reflete em muitas coisas no dia a dia. Manter uma pontuação alta, então, é importante para obter empréstimos, melhores condições de financiamento ou até mesmo no momento de alugar um imóvel. Segundo dados da Serasa Experian, uma boa pontuação está acima de 501 pontos, sendo a ideal acima de 701 pontos. Diante disso, claro, muitas pessoas tentam saber como aumentar o score de crédito.

“O crédito não precisa ser utilizado apenas para pagar dívidas, mas como um impulsionador para quem visa conquistar um bem ou realizar um sonho, como uma viagem planejada ou um investimento para prosperar nos negócios. No entanto, para conseguir boas oportunidades, seja o tomador pessoa física ou jurídica, é fundamental ter um bom histórico”, ressalta Cristiano Rocha, diretor de receita da fintech de crédito Geru. Assim, o especialista destaca cinco dicas para aumentar a pontuação.  

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

5 dicas para aumentar o score de crédito

1. Evite usar todo o limite de crédito 

De acordo com o especialista, evitar usar todo o limite de crédito é uma forma de demonstrar equilíbrio financeiro. “É recomendado utilizar menos de 30% do limite disponível em cartões. Isso demonstra aos credores que o consumidor sabe gerenciar suas finanças de forma responsável, com equilíbrio”, ressalta.  

2. Mantenha contas antigas ativas 

O que muitos não sabem é que manter contas financeiras antigas e com bom histórico de pagamento também conta na análise de histórico. “Em tempos de inteligência orientada por dados, não fechar estas contas é uma forma de comprovar a capacidade em gerenciar crédito ao longo do tempo”, afirma Rocha. 

Últimas em Finanças pessoais

3. Não tenha medo de usar o cartão de crédito 

Fazer mais pagamentos com o cartão de crédito também ajuda a aumentar o score. De acordo com a própria Serasa, existe uma relação entre o Serasa Score e o uso do cartão. Isso porque o histórico do Cadastro Positivo é formado principalmente a partir dos dados do comprometimento com o crédito.  

“Por isso, quanto mais essa modalidade for usada, mais informação haverá para alimentar o cadastro. Entretanto, isso só é aconselhado se as faturas forem pagas em dia e se o crédito for usado de forma consciente” explica a empresa. 

Além disso, Rocha ressalta que ter mais de uma fonte de crédito, desde que bem administradas, também é positivo para o score de crédito. “Seguir a regra do limite dos 30% no orçamento doméstico na totalidade que está comprometido com produtos financeiros evidencia que a pessoa consegue administrar o que ganha”, garante o executivo. 

4. Renegocie suas dívidas para aumentar o score de crédito

Estar inadimplente é um dos fatores que prejudicam o score de crédito. Por isso, para aumentar a pontuação, é importante negociar essas dívidas e outras pendências financeiras, como ações judiciais e até cheques sem fundo. “Renegociar dívidas antigas pode evitar que a inadimplência já registrada afete ainda mais negativamente o histórico”, explica o executivo. 

5. Considere ser dependente de um cartão de crédito 

Outra dica para melhorar o score de crédito é se tornar dependente do cartão de crédito de um familiar ou amigo de confiança que tenha um bom histórico. Manter um bom uso ao longo do tempo ajuda a chancelar o perfil de bom pagador. “O histórico positivo deste cartão refletirá em seu relatório, contribuindo para uma melhor pontuação”, finaliza Rocha. 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Crédito


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS