Brasil teve mais de 1 milhão de tentativas de fraude no 1º semestre; saiba como identificar um golpe

Maior número de vítimas tem entre 28 e 43 anos

Criminosos utilizam meios digitais para aplicar o golpe do empréstimo (Foto: Freepik)

No 1º semestre deste ano, o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude em compras online, o equivalente a R$ 1,2 bilhões. Os dados são do relatório Mapa da Fraude, feito pela ClearSale. De acordo com o estudo, houve uma queda de 7,8% no número de tentativas de fraude comparado ao mesmo período do ano passado. Porém, os números ainda são altos. O valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.198, redução de 3,5% frente a 2023. 

Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Segundo Eduardo Mônaco, CEO da empresa, mesmo observando uma redução no número de tentativas de fraude, é importante estar em alerta. “O valor significativo das fraudes tentadas ainda mostra que precisamos manter uma vigilância constante, especialmente em regiões e segmentos mais vulneráveis”, ressalta.  

Eletrônicos lidera entre as categorias 

De acordo com o relatório, a categoria de eletrônicos foi a que mais sofreu tentativas de fraudes no primeiro semestre de 2024, com ticket médio dos pedidos fraudulentos de R$ 2.633. Em seguida aparece o ar-condicionado, com R$ 7.409 e acessórios de moda, com R$ 745. 

Últimas em Consumo

O estudo indica ainda que por conta dos altos índices de temperatura no verão deste ano o segmento de ar-condicionado teve um aumento de tentativas de fraudes e está como uma das categorias mais visadas por fraudadores.  

Millennials são os que mais sofreram fraudes 

Em relação ao gênero, o relatório aponta que o público masculino é o que mais sofreu com tentativas de fraudes.

Já os chamados “millennials”, ou seja, consumidores com idade entre 28 e 43 anos, ocupam o primeiro lugar no ranking quando o recorte é a idade. Logo atrás, está a Geração Z, de 12 a 27 anos. 

Como identificar e evitar um golpe financeiro? 

Grande parte dos golpes envolvendo compras online acontece por ofertas muito abaixo do mercado.

Portanto, é fundamental fazer um levantamento de preços e optar por empresas confiáveis e renomadas, desconfiando sempre de ofertas milagrosas.

Além disso, pesquisar a reputação da loja em sites como Reclame Aqui, Procon do seu Estado e Consumidor.gov, do governo federal.

Por fim, o ideal é procurar estabelecimentos que tenham selos de segurança que protegem os dados de clientes nas compras online.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS