Como funciona o home broker?

Essa ferramenta faz a ponte entre você e a Bolsa de Valores, agilizando a compra e venda de ações. Saiba mais sobre o home broker no Glossário IF

Para entender o home broker é preciso entender o contexto. O primeiro passo pra você investir em ações é ter um choque de realidade: não é tão simples quanto parece.

Ações são investimentos de risco e de renda variável. Isso significa que o mercado flutua para mais ou para menos. E caso a empresa que você resolveu investir suas fichas tenha algum problema, as ações tendem a cair. E com isso, o seu dinheiro vai desvalorizar, não tem jeito. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena arriscar se seu objetivo é fazer o patrimônio crescer.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora. E aí, normalmente, as corretoras te dão acesso ao Home Broker. Ele é uma plataforma online em que você pode acompanhar as ações da Bolsa de Valores. Aquela cena de pessoas gritando em um pregão pra vender ações também ficou no passado, o home broker é quem faz essa função desde o final da década de 1990.

O home broker faz a ponte entre você e a bolsa, agilizando o processo de compra e venda de ações. Você pode acompanhar ao vivo por lá, ou deixar suas ações esquecidas por uns cinco anos e nunca nem abrir o Home Broker. Depende de que tipo de investidor você quer ser.

Últimas em Finanças

Antes de usar o home broker, conheça seu perfil

Escolheu sua corretora? Preencha o questionário, chamado de suitability. Ali, você fornecerá vários dados. O intuito é conhecer melhor seu perfil de pessoa que investe: se é conservadora, moderada ou arrojada. Conhecendo o perfil e sua realidade, a corretora também consegue evitar que você caia em ciladas. Por exemplo, investir mais do que o seu perfil toleraria.

Depois, é só transferir dinheiro do seu banco para a corretora, acompanhar pelo home broker e começar a dar lances em ações. Sim, o fato de você ter dinheiro não significa que a ação que você quer será sua. Isso porque tem várias pessoas vendendo a mesma ação, mas também tem várias pessoas querendo comprar.

Quer saber mais sobre o home broker e investimentos? Veja o vídeo do Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS