aprenda

Reduflação: o mesmo preço por menos produto

Pesquisa mostra 80% dos consumidores percebem a redução nos produtos

No supermercado, você um item que sempre está no seu carrinho, mas percebe que algo mudou. A embalagem está menor ou a quantidade foi reduzida. O preço?  Continua o mesmo. Se você já passou por isso, saiba que esse movimento ganhou um apelido: “reduflação.

Preço igual; quantidade menor

Pesquisa do Reclame Aqui apontou que  80% dos consumidores têm percebido o movimento de fabricantes para reduzir o peso, tamanho ou metragem das embalagens e produtos.  A maioria, 90,3%, percebe a mudança na hora da compra. A reação de quase 63% dos consumidores é desistir.

Brasileiros percebem redução

O termo reduflação é novo e se refere à adaptação dos produtos diante da menor capacidade de compra dos consumidores. As empresas tendem a reduzir embalagens ou modificar a fórmula para baratear os custos e manter o acesso dos itens à população.

Reduflação: o que é?

Em períodos inflacionários é ainda mais importante redobrar a atenção e pesquisar antes da compra.  É comum encontrar diferentes preços de um mesmo item, até da mesma marca, em estabelecimentos diferentes.

É possível fugir da reduflação?

Se o orçamento está apertado, também é válido selecionar produtos similares mais em conta ou substituir os itens não essenciais.  Ficar de olho nos produtos da safra também é uma boa saída, consumindo frutas e legumes da época, que costumam ter uma variação menor de preço.

Troque por similares

aprenda

‘Reduflação’: mesmo preço por quantidade menor

Leia em nossa plataforma