saiba
Economia despiorou, mas perspectivas desanimam
O IBGE nformou nesta quinta-feira que o PIB cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro e 3,2% na comparação com o mesmo intervalo de 2021.
O crescimento ficou acima das expectativas dos especialistas, que variavam entre 2,4% e 2,9%. A economia do Brasil está se expandindo, mas o que isso significa na prática?
Quem trabalha na indústria deve ter sentido a melhora dos investimentos. O segmento foi o que registrou maior crescimento de estrutura no período de abril a junho, de 2,2%, com destaque para as atividades de eletricidade, gás, água e tratamento de esgoto
Já o aumento do consumo se deve, primeiro, à normalização das atividades conforme a pandemia de Covid-19 vai caminhando para o fim, o que tem aumentado a oferta de empregos
As camadas mais pobres continuaram tendo os seus rendimentos reforçados pelo Auxílio Brasil, que era de R$ 400. em 2021. Em junho, voltou o vale-gás, de R$ 55.
Talvez o mais correto não seja dizer, agora, que o cenário melhorou, mas que “despiorou. O crescimento significa que está saindo, porém não alcançou a superfície. Ou seja, em muitos aspectos, continua mais fraco do que antes da crise gerada pela pandemia.
Pode ser, também, que a economia não tenha fôlego para sair totalmente do poço e ficar de pé. “Já estamos começando a ver alguns sinais amarelos”, afirma Danilo Passos, economista da gestora de investimentos WHG.
Leia em nossa plataforma
saiba
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.