5 lições sobre dinheiro

do best-seller Morgan Housel

Seja otimista e pessimista

Eu tenho bastante dinheiro guardado, que pode me salvar em situações emergenciais. E, ao mesmo tempo, maior parte do meu patrimônio está em ações  que pretendo ter por 50 anos”, afirmou Housel

1

Investir bem tem a ver com seu comportamento

“Investir bem não é sobre o que você sabe ou o quanto você é inteligente, é sobre como você vai se comportar, é como é sua relação com confiança e medo”, afirma. Para ele, investir é estudar como as pessoas se comportam com o dinheiro e como lidam com momentos de incertezas e inseguranças.

2

Seja paciente

Housel cita a história do megainvestidor Warren Buffett, que acumulou 99% de sua fortuna depois de seus 60 anos. “Se ele morresse aos 60, jamais saberíamos dele. Tempo, resiliência e paciência são importantes”, afirma.

3

Limites e expectativas

Embora destaque a importância de ter ambição e metas, Housel também afirma que é importante saber o quanto é suficiente, não só em relação aos objetivos, mas também aos riscos que se está disposto a correr. "É preciso descobrir o que é suficiente para você. O quanto de risco, o quanto de avanço na carreira" você deseja, diz Housel. 

4

Riscos reais

"Sempre falamos dos riscos de guerras fiscais, dos resultados do próximo trimestre, das eleições. Mas tudo isso sabemos que vai acontecer”, afirma. “Risco é o que você deixou pra trás quando achou que tinha pensado em tudo”, conclui Housel.

5

Conheça as lições sobre dinheiro de Morgan Hausel

Você também pode se interessar por...

Quatro séries e documentários para aprender mais sobre finanças e dinheiro