Bonificação em ações: as recompensas ao investidor além dos dividendos

BOLSA DE VALORES

Como ganhar dinheiro com ações? O caminho mais óbvio é diante da valorização dos papéis. Mas há outras formas de remuneração aos acionistas.

A seguir, com base em um guia preparado pela B3, destacamos cinco eventos em que as empresas podem beneficiar seus acionistas. São os seguintes: dividendos, JCP, bonificação em ações, bonificação em dinheiro e subscrição.

Recompensas

Parcela dos lucros paga aos acionistas em dinheiro, estabelecida no estatuto da empresa (no mínimo, iguais a 25% do lucro anual da empresa).

Dividendos

Além da distribuição de dividendos, a empresa pode remunerar seus acionistas por meio do pagamento de JCP próprio com base em reservas patrimoniais de lucros retidos em exercícios anteriores. Esse procedimento segue regulamentação específica.

Juros sobre o capital próprio

Distribuição gratuita de ações aos acionistas de forma proporcional às parcelas que estes possuem. Resulta do aumento de capital, por incorporação de reservas ou lucros em suspenso. A bonificação representa a atualização da cota de participação do acionista no capital da empresa.

Bonificação em ações

Além de distribuir os dividendos aos seus acionistas, as empresas poderão, em alguns casos, conceder uma participação adicional nos lucros, realizando, assim, uma bonificação em dinheiro.

Bonificação em dinheiro

Os acionistas ainda podem ter o direito de aquisição de novo lote de ações (com preferência na subscrição) em quantidade proporcional às possuídas. Vale observar que o exercício de preferência na subscrição de novas ações não é obrigatório.

Subscrição