Para auxiliar no planejamento da educação dos filhos, o Tesouro Direto criou o Tesouro Educa+.
Com o Educa+, você investe para ter uma renda mensal para o financiamento da universidade ou outros objetivos educacionais dos pequenos. O título garante ganhos acima da inflação para os recursos poupados.
Diferentemente do título focado na aposentadoria, o Tesouro Educa+ cria um fluxo financeiro mais alinhado aos objetivos educacionais. Quando o seu filho alcança a idade para iniciar a universidade, ele passa a receber, todo mês, durante cinco anos, uma espécie de salário.
Você pode começar a investir no Educa+ a partir de R$ 30 por mês. No total, são 16 títulos. A diferença entre eles é a data em que se iniciam o pagamento das rendas mensais. Se você já tiver recursos disponíveis e quiser começar a investir com um aporte inicial maior, também é possível.
As aplicações mensais não são obrigatórias, ou seja, você pode investir quanto e quando desejar. Para descobrir qual o título mais apropriado para investir e realizar os aportes mensais, você pode usar o simulador do Tesouro Nacional.
Para começar a investir, você pode acessar sua conta no Portal do Investidor, no site do Tesouro Direto. Outra opção é pelo home broker da sua corretora. Aliás, se você ainda não é um investidor e está começando, você pode utilizar ainda o cadastro simplificado do Tesouro Direto.
As aplicações mensais não são obrigatórias, ou seja, você pode investir quanto e quando desejar. Para descobrir qual o título mais apropriado para investir e realizar os aportes mensais, você pode usar o simulador do Tesouro Nacional.
A regra de rentabilidade do Tesouro Educa+ (inflação mais taxa real) é a mesma do Tesouro IPCA+ e do Tesouro RendA+, dois dos títulos mais vendidos do Tesouro Direto. A principal diferença está no fluxo de renda do Tesouro Educa+.
Os pagamentos mensais da renda começam depois de uma certa data, a ser escolhida pelo investidor, dentre as 16 opções ofertadas pelo Tesouro. Preferencialmente, ela deve coincidir com a data de início da universidade do seu filho.
A vantagem do fluxo do Tesouro Educa+ é a facilidade para acumulação de poupança para financiar os custos universitários no futuro. Como não há pagamentos ao investidor no período de acumulação, ele não precisa se preocupar com o reinvestimento dos juros recebidos.
Diferentemente dos demais títulos do Tesouro Direto, a data disponibilizada com o nome do título, por exemplo, Tesouro Educa+ 2041, representa a data de conversão. Ou seja, quando se iniciam os pagamentos mensais pelos 5 anos seguintes, e não a data de vencimento do título.