RENDA FIXA
Saiba como funciona um dos principais produtos de renda fixa e veja uma projeção de rendimento
CDB é sigla para Certificado de Depósito Bancário,que os bancos colocam no mercado para captar recursos e financiar as suas atividades. Portanto, do lado do investidor é a oportunidade para inverter a lógica tradicional e “emprestar” dinheiro aos bancos recebendo ao final de um prazo com juros.
CDI é sigla para Certificado de Depósito Interbancário, a taxa praticada nos empréstimos entre bancos. A taxa DI acompanha de perto a Selic , ficando em geral 0,10 ponto percentual abaixo. Com a Selic em 10,50% ao ano, o equivalente a 100% do CDI é cerca de 10,40% ao ano.
O produto de rende fixa segue uma taxa de rentabilidade e prazo definidos no momento da aplicação. Em geral, há três tipos de rentabilidades ofertadas para os CDBs:
A rentabilidade está ligada a um percentual do CDI, indicador que acompanha de perto a taxa Selic.
A rentabilidade segue uma taxa fixa, definida no momento do investimento.
A rentabilidade segue uma combinação de uma taxa prefixada com um indicador, em geral a inflação medida pelo IPCA. O CDB pós-fixado é uma alternativa muito escolhida por quem quer formar uma reserva de emergência, nas opções em que há liquidez diária para resgate. Títulos com esse perfil costumam render em torno de 100% do CDI.