LCA ou CDB: o que rende mais?

ONDE INVESTIR

Está pensando em investir em renda fixa, mas ainda tá em dúvida da melhor opção para você? Conversamos com os especialistas Ricardo Matte, sócio fundador e CEO da Vincit Capital, e Simone Carvalho, CEO do grupo NanoCapital, que compararam dois tipos de investimentos: LCA e CDB.

LCA é sigla para Letra de Crédito do Agronegócio. É um título de renda fixa emitido por instituições financeiras, com o objetivo de financiar atividades do setor do agronegócio.

O que é LCA?

Por outro lado, CDB é sigla para Certificado de Depósito Bancário . Também é um título de renda fixa emitido por bancos. No entanto, o objetivo do CDB é captar recursos para financiar as atividades do próprio banco, como linhas de crédito.

O que é CDB?

Tanto o CDB quanto a LCA possuem títulos com diferentes taxas e modalidades de rentabilidade. Por exemplo, podem ter taxas prefixadas, pós-fixadas (atreladas a um percentual do CDI) ou híbridas (seguir a inflação mais um percentual do CDI).

O que rende mais, CDB ou LCA?

Na prática, o que acontece é que, em razão da isenção de IR, as letras de crédito costumam oferecer taxas nominais mais baixas. No entanto, a depender do prazo de investimento, as LCAs podem render mais que os CDBs justamente por contarem com a isenção de IR. “Em termos líquidos, muitas vezes as LCAs acabam rendendo mais que CDBs, devido à isenção de IR”, explica Ricardo Matte.

Taxa nominais

Ou seja, a resposta final vai depender da taxa ofertada e do prazo de investimento, que impacta em qual o percentual de IR que incidirá sobre o CDB.

Depende...