Marcos Galperin: saiba quem é o argentino mais rico do mundo

Marcos Galperin: saiba quem é o argentino mais rico do mundo

FINANÇAS

O empresário é fundador do Mercado Livre e apoiador de Javier Milei, atual presidente da Argentina

Marcos Galperin nasceu em 31 de outubro de 1971, em Buenos Aires, na Argentina. De família rica, Marcos construiu um patrimônio pessoal ainda maior. Seus pais eram proprietários da Sadesa, uma das maiores produtoras de couro do mundo.

Marcos Galperin: os primeiros anos

No ano de 1990, ele foi para os Estados Unidos para estudar finanças na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia. No ano de 1994, Marcos recebeu uma oportunidade de trabalhar na YPF, empresa petrolífera argentina. Em 1997, Marcos Galperin voltou para os Estados Unidos, onde estudou na Stanford Graduate School of Business. Formou-se em 1999.

Mudança

Marcos Galperin criou a Mercado Livre ainda quando estava na Stanford Graduate School of Business. Na universidade, conheceu Jack McDonald, professor de finanças da instituição que o ajudou a tirar a ideia da empresa do papel. Em 2001, a empresa de comércio eletrônico americana eBay adquiriu uma participação de 19,5% de MercadoLivre. No ano de 2014, a Mercado Livre procurou se inserir no setor de pagamentos. Foi então que surgiu a Mercado Pago.

Marcos Galperin e Mercado Livre

Marcos Galperin deixou o cargo de CEO da MercadoLivre e a presidência da empresa na Argentina em fevereiro de 2020.

Saída do Mercado Livre

Considerado o argentino mais rico do mundo, de acordo com a Forbes, Marcos Galperin construiu uma fortuna bilionária estimada em US$ 7,3 bilhões, graças principalmente pela criação da Mercado Livre. No ranking mundial da publicação, ele encontra-se na 346ª posição (dados de 29 de janeiro de 2024).

Qual é a fortuna de Galperin?

Marcos Galperin usou o X (antigo Twitter) para expressar, em dezembro, seu apoio ao governo de Javier Milei. “Mentiram para você durante 80 anos e te disseram toda a verdade em 10 minutos”, escreveu ele no dia 21 daquele mês. A mensagem vinha acompanhada do link para o anúncio do pacotão de medidas liberalizantes anunciado pelo presidente argentino.

Marcos Galperin e o apoio a Javier Milei