PERFIL
Executivo conhecido pela atuação do Grupo Pão de Açúcar morreu aos 87 anos; veja mais sobre as conquistas e o futuro das operações.
O empresário havia completado 87 anos no dia 28 de dezembro. Conhecido pela consolidação do Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, Valentim Diniz, a história de Abilio Diniz vai bem além da sigla GPA. Atualmente, ele era presidente do Conselho de Administração da Península Participações, membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Um dos empresários brasileiros mais influentes das últimas décadas, Abilio Diniz morreu neste domingo (18), menos de dois meses após completar 87 anos de idade. Ele sucumbiu após uma pneumonia, que vinha tratando de forma velada no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O velório ocorrerá das 11h às 15h desta segunda-feira (19), no Salão Nobre do Morumbi, estádio do São Paulo Futebol Clube, o time do coração do empresário.
A decisão do local do velório não foi à toa. Abilio Diniz era torcedor declarado do São Paulo e já chegou a revelar que ajudou na eleição do presidente do clube, Julio Casares.
Em 1956, formou-se na segunda turma da graduação em Administração na recém-criada Escola de Administração de Empresas da FGV. Além disso, recém-formado, Abilio liderou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo.
Em 1960, Abilio Diniz se casou com Auriluce. Juntos, tiveram quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana.
Em 2004, Abilio Diniz se casou com Geyze Marchesi, com quem teve os filhos Rafaela e Miguel. No mesmo ano, lançou seu primeiro livro, Caminhos e Escolhas: O equilíbrio para uma vida mais feliz. Em 2016, Abilio lançou seu segundo livro, “Novos caminhos, novas escolhas”, para compartilhar os últimos 12 anos que ele considera que tenham sido os mais felizes de sua vida.
Em abril de 2013, Abilio recebeu o convite da gestora de investimentos Tarpon para assumir a presidência do Conselho de Administração da BRF. Foi sua estreia no segmento industrial. Contudo, em setembro do mesmo ano, o empresário deixou o Grupo Pão de Açúcar – depois de 54 anos de história.
Em dezembro de 2014, a Península Participações, empresa de investimentos de sua família, adquiriu participação acionária no capital do Carrefour Brasil. Ainda em 2016, a Península aumentou sua participação acionária no Grupo Carrefour e Abilio Diniz tornou-se membro do Conselho de Administração do Grupo.
Em fato relevante sobre a morte de Abilio Diniz, o Carrefour Brasil (CRFB3) informou aos acionistas que os cargos do empresário “ficarão vagos momentaneamente”. Atualmente, Abilio era vice-presidente do conselho de administração e presidente do comitê de Talentos, Cultura e Integração da empresa.
Em dezembro de 2023, a fortuna do empresário Abilio Diniz era de US$ 2,4 bilhões, de acordo com a Forbes.