Como se manter financeiramente morando no exterior

aprenda

Dicas de Mara Luquet para pagar as contas

Você já aprendeu com a Mara Luquet como mudar para o exterior na nossa série de vídeos. Mas, depois da mudança, como se manter financeiramente lá, ou até mesmo aumentar sua renda?

Vivendo entre a Costa Rica, o Brasil e Portugal, Mara reuniu as melhores dicas a partir da sua própria experiência. Confira nos próximos stories.

A liberdade de poder viajar entre esses e outros países só foi garantida quando Mara migrou completamente para o  trabalho remoto Hoje, a maior parte da renda dela dderiva do seu canal de notícias no YouTube, o My News.

Mara conta que, no Brasil, muitas empresas passaram a aceitar esse tipo de serviço durante a pandemia e ainda mantêm essa alternativa. 

Ao planejar morar fora, é legal deixar combinado uma contribuição mensal ou quinzenal com o responsável da empresa. 

Tudo pode ser combinado!

Sabia que alguns países da Europa até ajudam novos empreendedores? 

Destino europeu?

O continente europeu está envelhecendo, e a tendência é que incentivem cada vez mais jovens profissionais, mesmo que de outros países,  a irem morar lá. Alguns amigos de Mara, inclusive, abriram restaurantes.

Em Portugal, por exemplo, há um grande incentivo a startups pelo próprio governo português, o que pode ser uma opção interessante.

Mas, antes disso tudo, é importante decidir seu destino e colher o máximo de informações sobre o país. Essa busca, que pode ser feita no consulado, na embaixada ou em pesquisas online, vai te mostrar quais são as possibilidades e as demandas que você pode suprir no país. 

Já instalado no país, Mara dá outra dica: criar uma conta corrente! Assim, você vai ter uma conta na moeda estrangeira. Em alguns bancos no exterior, inclusive, você pode ter uma conta na moeda local e uma em dólar, como na Costa Rica, onde Mara está no momento.

Continue acompanhando a IF e saiba mais sobre morar no exterior