INVESTIMENTOS
No momento de fazer um investimento, é comum ir atrás dos produtos financeiros disponíveis pelas instituições. E um desses produtos pode ser o responsável por 25% do PIB brasileiro: os ligados aos setores do agronegócio.
Pensando nisso, conversamos com Gustavo Araújo, economista e especialista em investimentos, que trouxe as cinco melhores áreas do agro para investir em 2024.
De acordo com o especialista, a demanda por fontes de energia renováveis e sustentáveis deve crescer cada vez mais. E a bioenergia de etanol de milho representa uma alternativa ecologicamente correta aos combustíveis fósseis, alinhando-se com os esforços globais para reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas.
“O uso de plataformas online e tecnologias como o blockchain facilita o acesso ao mercado. Sem esquecer que reduz os custos de transação e melhora a rastreabilidade dos produtos. O que é cada vez mais valorizado pelos consumidores”, afirma Araújo.
O Plano Safra do governo brasileiro, que fornece suporte financeiro ao setor agropecuário, é uma opção de investimento para aqueles interessados em contribuir para a modernização e adoção de práticas sustentáveis na agricultura. Portanto, esse investimento é destacado pela sua importância estratégica no apoio à modernização da agricultura.
Investimentos em práticas de cultivo sustentáveis e manejo consciente de recursos naturais estão em alta, impulsionados pela agenda ESG e pela demanda dos consumidores por alimentos orgânicos e de fontes sustentáveis.
A integração de soluções tecnológicas para aprimorar a eficiência operacional e a gestão do agronegócio é uma tendência chave. O que abrange desde softwares de gestão agrícola até ferramentas para o cálculo do impacto da emissão de carbono.