ONDE INVESTIR
O desdobramento de cotas de Fundos de Investimento Imobiliário (FII) vem atraindo cada vez mais fundos e gestoras no mercado. Entenda os benefícios
É a divisão do valor total de uma cota em múltiplas fatias. Ou seja, a fundo, ele pulveriza o patrimônio líquido.
Uma tendência do segmento apontada a gestores pela Inteligência Financeira é o desdobramento de cotas em base 10. Ou seja, uma cota de R$ 100 passa a valer dez de R$ 10 cada.
O desdobramento de cotas, geralmente, é feito para aumentar a liquidez de um fundo imobiliário listado na bolsa de valores, no Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (IFIX). Mas, em efeito paralelo, cotas mais baratas provocam aumento de volume de negócios das cotas no mercado secundário e nas negociações a balcão.
Pedimos para os Gestores de Zagros Capital e Rio Bravo comentaram alguns benefícios de desdobrar cotas.
Recentemente, a Zagros decidiu fazer o desdobramento em base 10 para o GGR Covipe Renda (GGRC11), fundo de logística da gestora. Pedro Van Den Berg, gestor e sócio da Zagros, afirmou que o desdobramento trouxe mais de 14 mil novos cotistas para GGRC11, de fevereiro até março.
Outro fundo imobiliário que recentemente aprovou em assembleia geral o desdobramento de cotas de base 10 foi o Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11). De acordo com Alexandre Rodrigues de Oliveira, gestor do FII na Rio Bravo, a decisão facilita o reinvestimento de dividendos por parte do cotista.