aprenda
Antes de começar a investir, você deve quitar todas as dívidas e despesas pendentes. Pagar o que deve e evitar os juros é o primeiro passo para começar a poupar.
É importante também se planejar e definir suas metas. Afinal, qual é o seu objetivo: fazer uma viagem? Dar entrada em um carro? Pagar a faculdade dos filhos? Ou tudo isso junto?
Ela pode ser a porta de entrada e uma boa escolha para investir os R$ 100 mensais. É a modalidade recomendadoa para aqueles que não abrem mão da previsibilidade.
Uma opção dentro da renda fixa. O Tesouro Direto não é garantido pelo FGC, mas quem banca é o Tesouro Nacional, ou seja, o governo federal. Então, o risco é quase zero.
Outro produto bem conhecido da renda fixa. O CDB é um investimento que você faz quando empresta dinheiro para um banco. Dependendo da instituição, você consegue fazer depósitos a partir de R$ 100 por mês.
Para quem quer investir no setor imobiliário e no agronegócio. São isentos de Imposto de Renda e garantidos pelo FGC.
Quem topa arriscar um pouco mais pode começar com os fundos imobiliários ou até mesmo algumas ações. O ideal é não investir antes de montar uma reserva de emergência.
“Investimentos mais arrojados como ações, FIIs, criptomoedas e fundos de investimentos diversos devem ser feitos com bastante prudência. Nunca negligencie o seu perfil de investidor."
Lenon Bonk Sabino, especialista em investimentos do Ailos.