Estratégias e caminhos para a renda passiva

VIVER DE RENDA

Renato Eid, líder de Estratégias Beta & Investimento Responsável na Itaú Asset, escreve na Inteligência Financeira sobre construir uma carteira de investimentos que gere rendimentos. Nos trechos que você confere a seguir, o especialista busca responder se existe uma fórmula mágica para a renda passiva.

"A renda passiva representa a ideia de colocar o dinheiro para trabalhar para você, não sendo portanto ligado ao trabalho constante. Assim, diferente de um emprego ou atividade comercial, o intuito é construir uma carteira de investimentos que gere rendimentos de forma constante no tempo."

"Não existe fórmula mágica e na verdade a ideia é bem simples, nascendo da famosa expressão ‘plantar agora e colher no futuro’. Assim, existem diferentes formas de construir e trilhar esse caminho de forma a constituir este patrimônio que irá trabalhar para você."

"Dessa maneira, algumas pessoas buscam imóveis, outras compram títulos de dívidas de empresas ou do governo que paguem fluxos previsíveis. Outras ainda selecionam (ações de) empresas que tenham histórico de pagamento de dividendos e características que deem alguma segurança de que os resultados serão recorrentes."

Então, esse último caminho, apesar de popular, exige muita pesquisa e estudos pois não somente o investidor precisa identificar as melhores empresas pagadoras de dividendos. Precisa também selecionar um grupo de empresas que gerem diversificação e que tenham potencial interessante de valorização."

"Assim, há mais um detalhe nesse processo, para aquele investidor que conseguiu chegar até aqui. Ele vai receber os dividendos em diferentes datas, gerando fluxo errático de recebimento de recursos, dificultando qualquer tipo de organização orçamentária.     Então, por que não utilizar ETFs de dividendos para buscar a renda passiva? Esses ETFs possuem carteiras diversificadas de ações que são destaque no pagamento de dividendos aos investidores."