aprenda

Perdi o prazo de entrega do IR: e agora?

O que acontece com quem não entrega a declaração? Vou pagar multa? Saiba mais!

O contribuinte que não declarar o IR dentro do prazo deve pagar multa com valor mínimo de R$ 165,74. No entanto, esse valor é para aqueles que não tem imposto a pagar. Caso você tenha que pagar algum valor ao Fisco, é cobrada multa de 1% ao mês (a partir do mês de maio), podendo chegar a 20%.

O que fazer agora?

O devedor tem o CPF suspenso, o que impede o acesso a serviços como: – Financiamentos; – Cartões de crédito; – Tirar o passaporte; – Viajar para fora do país; – Se matricular em uma instituição de ensino; – Tirar a carteira de trabalho.

O que acontece com quem não entrega?

Mesmo perdendo o prazo, é necessário acessar os meios dispostos pela Receita para preencher as informações e entregar a declaração, ainda que em atraso. Após o envio, será gerado o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para que a multa correspondente ao atraso seja paga dentro de 30 dias.

Mesmo atrasada, faça a declaração

Quem entrega a declaração em atraso tem até 30 dias para pagar a multa.  Depois disso, começam a correr juros de mora (taxa Selic ) e é preciso emitir uma nova guia consultando suas dívidas e pendências fiscais (situação fiscal), também no portal e-CAC

Quando pagar a multa ?

aprenda

Perdi o prazo de entrega do IR:  o que fazer?

Leia em nossa plataforma