Programa Desenrola Brasil dá 3 recomendações para cidadão não se endividar, arrumar suas contas, planejar as compras no cartão de crédito e começar a fazer investimentos; confira
FINANÇAS
De acordo com o programa Desenrola Brasil, a melhor forma de não perder o controle das contas e começar a acompanhar os gastos de perto. Para fazer isso, é possível usar planilhas, aplicativos e até um caderninho. O mais importante é criar o hábito de, pelo menos uma vez por semana, separar meia hora do seu dia para dar uma olhada nos seus gastos do mês.
Quem renegocia ou quita as dívidas, volta a ter acesso ao cartão de crédito. Esta é uma ferramenta muito útil para quem sabe usar bem, mas, para quem ainda não tem muito controle, tem de ficar atento à maneira correta de usar o cartão.
· Sempre que der para esperar para comprar, prefira guardar o dinheiro para pagar à vista no futuro, em vez de parcelar agora; · Caso decida parcelar, pague sempre o valor integral da fatura no vencimento. Os juros do crédito rotativo são os maiores do mercado; · Evite pagar despesas frequentes no cartão, como as compras do supermercado. Prefira usar o cartão para gastos maiores ou urgentes.
Em vez de ficar sonhando com o dia em que vai sobrar dinheiro para guardar, que tal começar agora mesmo com o valor que é possível para você hoje? Guardar pouco é sempre melhor do que guardar nada, sugere a página do programa Desenrola Brasil. Por isso, criar o hábito de poupar um valor todo mês é a melhor prática financeira que existe. Quem consegue fazer isso, vai transformar a própria vida para melhor para sempre.