PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Quais são as suas resoluções para 2024? Se na lista entrou a aquisição de um carro ou de uma casa, saiba que a gente está aqui para te ajudar.
O primeiro passo envolve o planejamento financeiro. Afinal de contas, é importante preparar um controle de receitas e despesas para entender para onde está indo o seu dinheiro,. Assim será possível redirecionar as finanças com o fim de alcançar esses objetivos.
1. Questione se o carro realmente será útil para você Saber se o automóvel vai melhorar sua vida profissional, por exemplo. Mas, se aquisição do carro for apenas por um desejo pessoal, é interessante ponderar se no momento você está financeiramente preparado.
2. Defina um orçamento Determine quanto você pode gastar com o carro, incluindo o valor inicial e os custos contínuos, como seguro, combustível e manutenção.
3. Economize de forma substancial Reduza despesas não essenciais e aloque a maior parte de sua renda para um investimento com liquidez a curto prazo.
4. Financiamento… será? De acordo com especialistas, só considere o financiamento de carro se você for aumentar sua renda a partir do momento da aquisição do automóvel.
1. Avalie sua situação financeira atual Comece revisando suas finanças pessoais, coloque tudo na ponta do lápis.
2. Defina um orçamento É necessário criar um orçamento detalhado que leve em consideração sua renda e despesas atuais. Estabeleça metas realistas para economizar.
1. Estabeleça uma meta de economia Calcule o valor necessário para a entrada da casa e outros custos relacionados à compra, como impostos e taxas.
2. Priorize o pagamento de dívidas Se você tiver gastos de alto juro, considere priorizar o pagamento delas antes de começar a economizar para a casa.
3. Economize agressivamente É necessário diminuir as despesas não essenciais e alocar a maior parte do seu orçamento em investimentos.
4. Aumente sua renda Explore possibilidades de fazer uma grana extra.
5. Pesquise o mercado imobiliário Acompanhe as tendências do mercado imobiliário na área onde você deseja comprar a casa. Isso ajudará a determinar se o mercado está aquecido ou frio, e se os preços estão subindo ou caindo.
6. Consulte um especialista Converse com um especialista para entender suas opções de financiamento e obter pré-aprovação para um empréstimo.
7. Fique comprometido Revise seu progresso regularmente e ajuste seu plano conforme necessário.
8. Esteja preparado para imprevistos Tenha uma reserva de emergência para lidar com despesas inesperadas.
9. Compre a casa Quando atingir sua meta de economia e se sentir confortável com o mercado, vá em frente!
Dica rápida: Quanto menor o prazo do objetivo, mais conservador o investimento. Se o objetivo for para um prazo de até dois anos, você poderá investir em algum produto de renda fixa com um pouco mais de risco. Em renda variável, tenha objetivos de mais de 5 anos.