SAIBA

Como a alta de juros do Fed afeta investimentos em dólar?

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, declarou um novo aumento na taxa anual de juros em 0,25 p.p, de 4,75% para 5%.

Esse é a nona alta consecutiva feita pela autoridade monetária.  A mudança pode gerar dúvidas: o dólar continua sendo um “porto-seguro” para investimentos?

O banco Goldman Sachs apontou em um relatório em meados de março que o dólar continuaria um investimento de "porto-seguro", especialmente quando comparado a outras moedas de economias desenvolvidas.

O dólar, nesse sentido, hoje depende mais das estimativas de crescimento da economia global e do risco do sistema bancário após as crises do SVB e Credit Suisse.

“A moeda está muito sensível às intempéries do setor bancária. Não vejo uma relação umbilical [com a alta dos juros nos EUA]." Alexandre Espírito Santo, economista-chefe da Órama Investimentos.

Patrícia Krause, economista-chefe da Coface no Brasil, espera que o dólar perca força no cenário global.  Isso porque, para ela, o próprio Fed projeta um mercado de crédito nos EUA enfraquecido pela crise bancária.

Dólar deve  perder força

Cenário continua nebuloso

William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, acredita que a nova alta não fortaleceu tanto o dólar, e sim gerou mais volatilidade .

“O que temos é aumento de juros e deterioração das projeções econômicas. Por outro lado, durante a entrevista [de Jerome Powell, presidente do Fed], tivemos comentários de que o Fed está preocupado com o que está ocorrendo no setor bancário”, afirma.

Por outro lado, a renda fixa americana se torna ainda mais atrativa para o investidor brasileiro.

“Ela ganha mais tração para quem quer proteger os investimentos fora do Brasil. A alta dos juros [americanos] puxa o rendimento dos títulos, treasuries e bonds para cima."  Luiz Felipe Bazzo, CEO do Transferbank.

Saiba mais sobre o impacto da alta de juros do Fed no dólar.